3 atitudes que transformam uma fazenda em uma empresa

0
598

fazenda_inteliagro

Nos dias atuais é impossível pensar em uma fazenda como simplesmente um pedaço de terra que os produtores plantam ali e colhem sem preocupações do que acontece ao redor dela. Uma fazenda é uma empresa sempre, mas ainda em muitas são empresas fadadas ao fracasso. Para transformar fazendas em empresas de sucesso são necessárias algumas atitudes focadas em técnicas de administração e não apenas na tradição do cultivo. Vou elencar aqui três atitudes que podem transformar uma fazenda em uma empresa bem sucedida.

1- Ter um Fluxo de Caixa:

Parece algo simples mas a maioria das propriedades ainda não contabiliza suas entradas e saídas para ter um fluxo de caixa mapeado e definido. É de extrema importância que tudo aquilo que entra e sai da propriedade seja rastreado com precisão e seu custos e ganhos anotados em uma planilha ou nos ERPs.

2- Criar um Planejamento de Longo Prazo:

É muito importante definir em longo prazo o que a propriedade irá produzir, para quem ela irá vender e quais serão seus fornecedores. Sem esse planejamento cada safra acaba sendo mais desgastante que a outra e as lições não são aprendidas para serem repassadas para as próximas.

3- Diversificar a produção:

Foi-se o tempo em que plantar uma grande área de uma única cultura era garantia de sucesso. Diversificar a produção traz estabilidade ao caixa da propriedade que não depende de preços do produto final. As grandes empresas rurais de sucesso produzem diversas culturas dentro de uma propriedade e essas culturas podem gerar subprodutos dentro da própria propriedade, aumentando os ganhos.

BÔNUS – Ser Sustentável:

Não adianta investir nos itens anteriores se a sustentabilidade for deixada de lado. Respeitar o ambiente, a sociedade e ser economicamente forte é essencial para que as empresas rurais consigam crescer sem gerar problemas para o futuro. Ser sustentável é uma obrigação!

Deixe uma resposta