Aumente a sua própria produtividade em 2017

6
358
produtividade

Será que as plantas tem algo a nos ensinar sobre produtividade?

Frequentemente falamos que gostaríamos de ter mais tempo e que 24 horas não são suficientes ou que nunca conseguimos acabar o que começamos.

Será que mais tempo seria realmente suficiente e necessário para concluir nossas atividades?

Certamente não! Pesquisas mostram que nós, brasileiros, investimos de 20 – 30% do nosso tempo em retrabalho.

Confira as 7 dicas que a equipe InteliAgro preparou para você atingir seus objetivos de uma forma mais rápida e eficaz como as plantas conseguem ser no campo!

Dica 1: Seja monotarefa e não multitarefa

As plantas primeiramente absorvem a água pela raiz e depois a leva para outros tecidos.

Quando você é monotarefa a sua mente está completamente focada no momento presente, fazendo com que toda energia e concentração predominem. Quando pensamos em muitas atividades ao mesmo tempo, certamente iremos nos distrair reduzindo assim a produtividade.

Dica 2: Faça as atividades mais importantes primeiros

Quando a luz do sol começa a raiar as plantas já inicam a fotossíntese, garantindo assim a produção de estoques para sobreviver.

Inicie as tarefas mais importantes no começo do dia. Neste período a sua mente está descansada e há maior energia para ser investida. Fazendo isso certamente você irá manter o estado de satisfação pessoal, fazendo com que as outras tarefas “menos importantes” sejam mais fáceis para ser resolvidas. Esta simples estratégia pode potencializar a cada dia seu estado de motivação pessoal e diminuir o cansaço mental ao final do expediente.

Dica 3: Blocos ininterruptos de pelo menos uma hora

Abertura e fechamento dos estômatos são atividades que não podem ser repentinas.

Permita durante uma hora focar completamente em uma atividade. Este é o máximo de tempo que a sua mente consegue ficar concentrada em algo. Depois disso levante-se, faça uma caminhada ou até mesmo um pequeno alongamento. Mais do que relaxar o seu corpo, a sua mente também precisa descansar para voltar ao estado de máxima produtividade.

Dica 4: Identifique e elimine as distrações

Uma planta não pode florir antes do momento certo, se ela fizer isso apenas perderá tempo e energia.

A Internet veio para revolucionar o mundo hoje, porém quando malusada é o principal foco das distrações.

As redes sociais estão cada vez mais próximas da nossa realidade, porém muitas vezes não as utilizamos da melhor forma. Mesmo para quem trabalha via mídias sociais, note se você está produzindo ou ocupando o seu tempo.

Dica 5: Sistema de recompensas a curto prazo

Após uma chuva, as células da planta estão a todo turgor!

O nosso cérebro é movido o tempo todo pelo sistema de recompensas, fugindo o tempo todo da dor e buscando o prazer. A principal questão é que caminhamos muitas vezes para o caminho do prazer, deixando assim compromissos e atividades importantes para segundo plano.

Para isso, crie um sistema de recompensas, ou seja, assim que terminar determinada atividade, recompense com algo que lhe agrada. Fazendo isso você ficará motivado para executar a atividade porque sabe que no final valerá a pena.

Dica 6: Planejamento das atividades do dia seguinte

A planta ao anoitecer sabe que deve estar preparada para começar a fotossíntese assim que o sol do outro dia raiar.

Antes de finalizar o seu expediente, liste pelo menos três atividades que serão prioritárias fazer no dia seguinte. Essa técnica permite com que você seja objetivo e específico em suas atividades. Muitas vezes queremos produzir algo porém vem mil ideias em nossa mente e a conclusão é que fazemos de tudo um pouco e no final das contas nada finalizamos. Então a partir de hoje faça diferente, planeje-se!

Dica 7: Pratique exercícios físicos

As plantas precisam ter raízes fortes para romper camadas compactadas e procurar água.

Além de aliviar as tensões do cotidiano, os exercícios físicos ajudam a liberar componentes químicos cerebrais como serotonina e endorfina para o corpo, proporcionando uma melhoria no foco e na produtividade.

Para criarmos novos padrões de comportamento o nosso cérebro precisa o tempo todo: Treinar, Praticar e Repetir (TPR).

Aqui vocês aprenderam algumas técnicas de produtividade. Faça essa tríade cerebral (TPR) e você notará como pode melhorar a sua produtividade diariamente.

Se este artigo fez sentido para você, Curta e Compartilhe com seus amigos. Talvez eles também podem se beneficiar destas práticas.

6 COMENTÁRIOS

    • Olá Minella,
      Realmente a natureza tem muito a nos ensinar!
      Irei a cada artigo mostrar como a natureza pode ser uma grande mentora na área de desenvolvimento pessoal
      Um abraço

Deixe uma resposta