Cana de ano, ano e meio ou inverno?

8
893

cana-inteliagro

Alguns termos tornam-se muito peculiares de determinadas áreas de atuação. No setor sucroenergético os termos cana de ano, ano e meio e inverno são usados sempre, mas o que é isso?

Esses nomes são dados para classificar o modo que a cana é plantada. Dependendo da época do ano, o plantio da cana irá influenciar como ela irá se comportar no primeiro corte e consequentemente nos demais.

  • Cana de Ano: é plantada em outubro ou novembro (início do período de chuvas). O problema da cana de ano é que a planta tem muito pouco tempo para crescer e entra no processo de maturação seis meses depois de plantada. Resultado disso é uma produtividade pequena na primeira colheita mesmo sem ter problemas de má brotação.

 

  • Cana de Ano e Meio: é plantada em fevereiro ou março (final do período de chuvas). Assim a cana tem um período curto para brotar e passar o inverno quase inerte até que comece a crescer novamente com a chegada das próximas chuvas. Com o final do período de chuvas ela começa a maturar e só então é colhida (18 meses depois do plantio). Com isso, existe um longo período de crescimento da planta e as produtividades tendem a ser bem altas.

 

  • Cana de Inverno: uma modalidade que ganha cada vez mais adeptos. A cana é plantada em junho ou julho com a utilização de torta de filtro e/ou vinhaça para auxiliar na brotação em um período que não chove. Desta forma, em 12 meses a cana está pronta para ser colhida e teve mais tempo para desenvolver-se, mas mesmo assim a produtividade é menor que a cana de ano e meio.

 

Todas as usinas precisam usar as três modalidades para que o planejamento seja bem feito, portanto não tem como escolher o melhor, mas sim o que mais se adapta a determinada situação.

8 COMENTÁRIOS

    • Gilberto, obrigado pela pergunta.

      A cana de dois verões é a cana que deveria ter sido colhido em uma safra mas por algum motivo será colhida na safra seguinte. Essa modalidade não traz ganhos ao produtor nem a planta que pode ter brotões laterias e perde açúcar.

      Abs

  1. a cana depois dos 18 meses se ela não for colhida e passar tipo, vamos pensar no caso de 3 meses ela será uma cana descartada ou seja não terá mais utilidade alguma? será um tipo de cana “velha” ou não tem nada haver?

  2. Porque alguns fornecedores e usinas plantam em sua área “cana de ano” e “cana de ano e meio” (sendo destinada uma porcentagem de área para cada uma)? Qual a vantagem? E qual a desvantagem (se existir)?

Deixe uma resposta