Ciclo PDCA na cultura da soja

0
870

O ciclo PDCA foi introduzido no Japão por Shewhart, na década de 20 porém foi Deming, em 1950 quem publicou e aplicou este conceito.

Para um eficiente planejamento agrícola é indispensável o uso de ferramentas técnicas como PDCA, PMBOK ou diagrama de Ishikawa.

O ciclo de Deming tem por princípio dinamizar as atividades do processo que estão divididas em quatro categorias:

As etapas do Ciclo PDCA estão descritas a seguir:

PLAN 

Definição inicial de um plano, baseado em diretrizes e metas a serem cumpridas. As principais análises deste grupo são:

-Identificação do problema;

-Estabelecer meta;

-Análise do fenômeno;

-Análise do processo;

-Plano de ação.

DO

Consiste na execução do método a ser empregado e o desenvolvimento das atividades como:

-Treinamento;

-Execução da Ação.

CHECK

Corresponde ao terceiro passo do ciclo, onde consiste em uma análise e verificação dos resultados obtidos. Nesta fase podem ser detectados erros ou falhas a serem corrigidos.

ACT

Está responsável pelas ações corretivas do item anterior tentando reduzir ao máximo os erros ou falhas com o objetivo de atingir uma melhoria contínua.

Na agricultura este conceito quando colocado em prática é de grande importância. Vamos ilustras abaixo as principais atividades relacionadas com a cultura da soja.

Capturar

Artigo anteriorQual a diferença entre o EIA e o RIMA?
Próximo artigoPolíticas públicas de gestão do risco agrícola
Engenheiro Agrícola que iniciou os estudos na Universidade Federal de Lavras e concluiu na Unicamp. O perfil curioso e proativo fez com que buscasse cada vez mais conhecimentos e vivências. Fez estágio em diferentes áreas: de pós-colheita a máquinas agrícolas. Atuou dois anos no mercado como Engenheiro nas áreas de planejamento agrícola e vendas, porém algo estava faltando para trazer a plenitude profissional. Foi a partir deste momento que buscou conhecimento por meio de cursos e formações na área de desenvolvimento humano como liderança, análise comportamental, PNL e Coaching. Atua hoje como Business & Leader Coach, auxiliando pessoas e empresas a transformar ideias em ações otimizadas e lucrativas. Colunista da equipe Inteliagro especializado em produtividade e relacionamento pessoal no meio rural.

Deixe uma resposta