Colheita de soja em Lucas do Rio Verde vai chegando ao fim

0
113

A safra de soja em Lucas do Rio Verde – MT vai chegando ao fim ao longo desta semana e já inicia o plantio do milho safrinha.


Lucas do Rio Verde faz parte de uma das mais importantes regiões produtoras de grãos do estado do Mato Grosso bem como do Brasil. A equipe InteliAgro esta semana tem acompanhado na região de Lucas do Rio Verde e Sinop a safra da oleaginosa.

A imagem abaixo apresenta uma propriedade rural próxima à cidade de Lucas do Rio Verde em plena colheita, as chuvas recorrentes neste início de março atrapalham a colheita da oleaginosa. A umidade excessiva dificulta a debulha e separação dos grão da vagem pelas máquinas colhedoras aumentando as perdas dos grãos.

unnamed

Segundo o IMEA , Instituto Mato Grossense de Economia Aplicada, a colheita da soja já ultrapassa 80% da área em um total de 234 mil hectares, dados atualizados até o dia 26 de fevereiro. A produtividade ponderada até então se aproxima à 53 sacas por hectare na região médio norte do estado pela qual Lucas do Rio Verde faz parte. Não houve grandes variações em relação ao ano passado que atingiu 52,6 sacas por hectare na região.

A falta de chuva no início de outubro do ano passado tem atrasado o plantio de soja na maior parte da região. Os atrasos da cultura tem afetado diretamente o plantio do milho safrinha.

As chuvas nesta época do ano é constante e dificulta a colheita dos grãos, porém animam os produtores para plantio do milho.

unnamed1A imagem acima apresenta o plantio antecipado do milho safrinha em uma propriedade próximo à cidade de Lucas do Rio Verde. A antecipação de plantio no milho safrinha significa melhores produtividades da cultura porque o período de chuvas tende a diminuir no decorrer do ciclo.

Embora tenha havido previsões negativas ao setor para este ano, as perspectivas da agricultura da região são positivas.

Deixe uma resposta