Como verificar se a cana está deitada

0
49

cana_ereta

Uma pergunta que é recorrente no meio que eu vivo é como verificar se a cana está deitada.

Parece algo bem simples visualizar um canavial e checar se a cana está ereta ou se ela “deitou”, mas qual é o limite entre esses dois estágios?

Uma maneira simples e direta é medir! O limiar entre a cana ereta e deitada pode ser fixado e uma amostragem de ao menos dez pontos aleatórios medidos no canavial. Se a maioria dos dez for ereta ou deitada essa opção será como o canavial poderá ser classificado.

Várias vezes apenas uma parte do canavial deita por conta da produtividade local ou pelo relevo favorecer o regime dos ventos. Cabe ao profissional verificar se precisa classificar se o talhão ou bloco está deitado, ou se simplesmente precisa quantificar quanto deitou. Mas para quantificar eu deixarei para escrever em um próximo post.

Nas classificações que fazemos usamos o limiar de 45º. Para isso pegamos um gabarito quadrado e passamos um fitilho na diagonal formando 45º. encostamos o gabarito na cana e fotografamos como mostra a foto. Se estiver com um ângulo maior que 45º ela é classificada ereta. Se estiver menor, ela será classificada como deitada ou tombada.

Tem dúvidas? Me escreva!

Deixe uma resposta