Conheça a flor que possui capítulo e produz óleo de alta qualidade

1
333

Estamos falando do girassol, uma bela planta que possui uma inflorescência maravilhosa.


A equipe InteliAgro esteve semana passada em Campo Novo do Parecis – MT para observar de perto esta importante cultura. Campo Novo do Parecis fica localizada 384 km ao noroeste da capital Cuiabá, é o maior produtor de girassol e milho pipoca do país, que atende a indústria alimentícia Yoki instalada na cidade.

DSC_0726
Safra de girassol 2015 – Campo Novo do Parecis – MT

No Brasil, a maior parte da produção agrícola do girassol destina-se à produção de óleo comestível. O óleo de girassol possui elevado teor de ácidos graxos poliinsaturados (65%) em média sendo que quase a totalidade deste poliinsaturado é constituído de ácido graxo linoleico (ômega 6), sendo assim é destacado pelas excelentes propriedades nutricionais e funcionais à dieta humana.

Outra parte da produção destina-se à alimentação animal por possuir elevados índices proteicos, seja pelo farelo resultante da prensagem dos grão, seja pela utilização como silagem e em menores escalas parte da produção é utilizada para alimentação de pássaros domésticos.

O CAPÍTULO do girassol refere-se à inflorescência da planta, e todas elas ficam voltadas para a mesma direção, para a face leste, ela não segue o sol como dizem alguns mitos. Curiosamente após a florada as flores do girassol se curvam para baixo e os grão desta oleaginosa começa a madurar dando início ao processo de senescência. Os grão constituem por toda a parte central do capítulo e as pétalas ficam circunscrita aos grãos.

O estado do Mato Grosso é o maior produtor de Girassol do país, este ano foram cultivados mais de 102 mil hectares segundo a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) que corresponde em mais de 86% da área cultivada no país. A produtividade estimada da oleaginosa no estado é de pouco mais de 26 sacas por hectare. Espera-se que nesta safra colha mais de 184 mil toneladas do grão no Brasil, só no Mato Grosso a estimativa é de 161 mil toneladas, isso representa mais de 87% da produção nacional.

A maior parte da produção de grãos da região de Campo Novo do Parecis está no início do período da florada.

DSC_0731
Girassol – Safra 2015 – Campo Novo do Parecis – MT

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta