Curva de vendas de máquinas agrícolas

0
187

Você já reparou que em muitos assuntos relacionados ao comportamento humano obedecem um padrão? No comércio de máquinas agrícolas não é diferente, segundo dados divulgados pela Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, as venda oscilam de forma padrão ao longo do ano, sempre com baixas vendas entre novembro e fevereiro e picos de vendas entre abril e novembro, mas por que isso acontece? Observe o seu comportamento mensalmente:

a

Os fatores são vários, podemos abordar os principais:

  • Períodos de safra e entre safra – A safra de verão inicia normalmente em meados de outubro e termina em março.
  • Financiamento – Os financiamentos normalmente acompanham o ano agrícola para liberação de crédito.
  • Contas à pagar – Pagamento de funcionários, décimo terceiro e premiação no final do ano comprometem a compra de máquinas neste período do ano.

Para fabricantes e revendas de máquinas agrícolas, saber o comportamento do mercado é de fundamental importância para o planejamento de total da produção seja ela em recursos humanos, seja ela em recursos materiais.

O número de máquinas agrícolas comercializadas vem aumentando ano a ano, vale lembrar que os dados da Anfavea são para máquinas automotrizes que, por conseguinte, possuem maior valor agregado,  isso demostra elevação do nível tecnológico na agricultora e do poder aquisitivo do agricultor, observe a elevação do número de vendas anualmente:

b

A tendência de vendas de máquinas para este ano também é otimista, se tudo ocorrer conforme o esperado, a expectativa é pelo menos manter os números de 2013.

Os dados só confirmam que o agronegócio ainda é a locomotiva da economia Brasileira.

Deixe uma resposta