Delimitação de áreas – CAR

3
1015

Nesta postagem a equipe InteliAgro irá apresentar mais uma etapa do Cadastro Ambiental Rural.

Vimos anteriormente o relatório final do CAR. Agora veremos como delimitar as áreas da propriedade pelo SiCAR.

As áreas que compõem a propriedade podem ser informadas de duas maneiras: a partir do desenho sobre a imagem disponibilizada no sistema ou através do carregamento de arquivo shapefile, kml ou gpx.
Neste estudo de caso a propriedade está localizada em Londrina-PR.

Os passos são os seguintes:

1. Vetorizar a área do imóvel através da ferramenta – desenhar polígonos.

1

2. Demarcar as áreas de uso e ocupação do solo. Neste caso a propriedade apresenta 3 polígonos de área consolidada.

Importante: devem ser inseridas, somente sobre as Áreas de Preservação Permanentes, Reserva Legal ou Declividade entre 25° e 45° anteriormente desenhadas, as áreas que possuem ocupação (cultura agrícola, pasto, agrofloresta, edificações, ecoturismo ou turismo rural) existente antes da data de 22/07/2008.
2

 3. Área remanescente de vegetação nativa

Nessa camada devem ser apontados todos os fragmentos de vegetação nativa em bom estado de conservação da propriedade ou posse (vegetação primária ou em estágio avançado de regeneração), conforme disposto no Decreto Federal 7.830/2012. Essa informação diz respeito apenas à existência da vegetação nativa, independentemente do fragmento ser ou não Reserva Legal ou estar ou não em APP.

pousio

 4. Área de pousio: prática de interrupção temporária de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais, por no máximo 5 anos, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo.

pousio

Quadro de áreas:

a

1

2

3

4

 

Artigo anteriorRelatório final do CADASTRO AMBIENTAL RURAL
Próximo artigoEntenda o Seguro Rural
Engenheiro Agrícola que iniciou os estudos na Universidade Federal de Lavras e concluiu na Unicamp. O perfil curioso e proativo fez com que buscasse cada vez mais conhecimentos e vivências. Fez estágio em diferentes áreas: de pós-colheita a máquinas agrícolas. Atuou dois anos no mercado como Engenheiro nas áreas de planejamento agrícola e vendas, porém algo estava faltando para trazer a plenitude profissional. Foi a partir deste momento que buscou conhecimento por meio de cursos e formações na área de desenvolvimento humano como liderança, análise comportamental, PNL e Coaching. Atua hoje como Business & Leader Coach, auxiliando pessoas e empresas a transformar ideias em ações otimizadas e lucrativas. Colunista da equipe Inteliagro especializado em produtividade e relacionamento pessoal no meio rural.

3 COMENTÁRIOS

  1. Estou cadastrando um imóvel, fiz a inserção exata das coordenadas do perimetro. A área total do imóvel é de 16.358,9768. No car..consta como área do ímóvel e área líquina,uma área menor,de 15.806,4474. Nesse caso,tenho que editar o perímetro ou as coordenadas estão erradas? Obrigado!

    • Prezado,

      Faça o teste em um SIG antes de inserir na plataforma. Coloque o perímetro lá e verifique a área. O sistema do CAR não tem apresentado problemas quanto a isso, portanto se você checar que o arquivo digital do perímetro está com a área correta e existe essa inconsistência, contacte o orgão responsável em seu estado. Qualquer outra dúvida estamos a disposição.

Deixe uma resposta