Inicia a colheita do milho safrinha na região sul de Goiás

0
130
DSC
Safrinha de Milho 2014, Rio Verde – GO

Este mês teve início da colheita do milho safrinha na região centro oeste brasileira, considerada pelos especialistas agrícolas como o celeiro agro do Brasil. Semana passada estive visitando a região de Rio Verde localizada à 200 km sentido sudoeste de Goiânia e pude observar a movimentação da colheita do milho na região.

As expectativas de produção são boas, o tempo colaborou para quem realizou o plantio antecipado, porém para menor parte dos produtores que plantaram o safrinha mais tardiamente tiveram a produtividade prejudicada em função da estiagem ocorrida no início do ciclo da cultura.

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento, CONAB, o ultimo levantamento de safra, o estado apresentou aumento de 8,2% de área cultivada para o milho safrinha comparado com o ano passado que era de 830 mil hectares contra 900 mil hectares neste ano.

A produtividade também teve aumento na região de 2,3% em relação à 2013, atingindo em torno de 98 sacas por hectare em média para este ano. A produção total da região consequentemente será aumentada, estima-se que o estado produzirá algo em torno de 5,3 milhões de toneladas do grão, 10% a mais em relação ao ano passado.

A produção do estado para o safrinha concentra-se na região sudoeste que compreende principalmente os municípios de Rio Verde, Mineiros, Jataí e Chapadão do Céu. Segundo a Conab a colheita se estenderá até o final do mês de agosto.

Deixe uma resposta