O que devo saber antes de comprar um Trator

1
231

Como escolher um trator


DSC_0105O mercado de tratores, atualmente, apresentam inúmeras marcas e modelos para todos os gostos onde existem inúmeras variáveis a considerar. Cada fabricante tem disponibilizado informações básicas de cada modelo de trator em catálogos técnicos, as principais informações consideradas pelos fabricantes são:

Potência – A unidade usual de potência é o cavalo vapor (CV), é o primeiro item a ser observado em função das tarefas que o trator deve executar e a forma como irá desempenhar. A potência a ser escolhida vai depender, portanto do tipo de implemento / operação, tipo de solo, topografia e entre outros.

Torque máximo –  Torque é definido pelo produto vetorial entre força e distância da alavanca, a unidade é o Newton metro (Nm) no sistema internacional, é o segundo item a ser analisado, no catálogo dos tratores normalmente vem com dois números e um @ entre eles, como 190 Nm @ 1500 rpm, significa que o motor desempenha um torque máximo de 190 Nm a uma rotação de 1500 rpm.

Sem títuloReserva de torque – Reserva de torque é uma característica presente e importante em tratores agrícolas. Ela representa a “elasticidade” do motor em uma operação de trabalho na qual o motor perde rotação em um esforço adicional, porém é capaz de vencer através da elevação do torque do motor. A grosso modo, quando o motor começa a perder rotação em seu trabalho o torque do mesmo aumenta até um limite na qual chamamos de torque máximo e por fim o governador (mecânico ou eletrônico) trabalha em débito máximo, veja aqui.

Transmissão – Existem no mercado vários tipos de transmissão com vários níveis tecnológicos, é um importante item porque pode facilitar o trabalho em uma operação agrícola, são desenvolvidos para facilitar as trocas de marchas. O número de marchas tem aumentado cada vez mais e possibilita maior variação de velocidade isso permite melhor trabalhabilidade do trator por oferecer mais opção para combinação de velocidade e rotação de trabalho do motor.

tractorAlimentação de ar do motor – O tipo de alimentação ajuda o motor a desenvolver mais potência, são eles Aspirado, Turbo Alimentado e Turbo Alimentado com Intercooler.

Consumo de combustível – O consumo de combustível é importante para economia a operação agrícola, a unidade de medida é litros por hora ou litros por hectare trabalhado. Para experimentos científicos é utilizado a unidade de massa ao invés de volume como, g/ha ou g/h.

Consumo específico – Diferentes operações demandam diferentes faixas de potência, por exemplo uma operação de plantio exige mais potência do que pulverizar, o consumo específico mede a relação de consumo por potência, é um parâmetro importante quando se quer comparar consumo de combustível em tratores de diferentes potências, a unidade será gramas por quilowatt hora (g/kW.h).

Estes são alguns itens importantes a serem considerado como forma de orientação. Consulte um especialista.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta