O que é NPK?

5
843

Interrogação

 

Esse é mais um post da série de curiosidades do mundo agrícola. Muitas vezes ao conversar com pessoas que não são do meio rural uso a sigla NPK, mas quase sempre noto uma cara de interrogação.

Mas enfim, o que é NPK?

O jargão é simplesmente uma sigla para Nitrogênio (N) – Fósforo (P) e Potássio (K). As letras representam esses elementos na tabela periódica.

Essa sigla é utilizada quando queremos nos referir a adubos. Os famosos formulados são uma combinação em diferentes doses (dependendo da cultura e da necessidade de adubação) desses elementos. Os mais famosos para o público geral são os que as donas de casa vêem nas prateleiras de supermercado como o 10-10-10 e 4-14-8. Esses números significam as proporções de N, P e K naquele formulado.

É possível ver uma aplicação em um problema real do campo no nosso post : MÁQUINA ADUBADORA EM TAXA VARIÁVEL

 

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, escreva para a gente!

5 COMENTÁRIOS

  1. Legal….
    N P K são os macronutrientes primários, os mais absorvidos pelas plantas em termos de quantidade desconsiderando oxigênio, carbono e hidrogênio disponíveis em abundância.

  2. Olá. eu vou plantar flores e arvoredos comuns e de frutiferas no meu sítio que mudei a pouco tempo. Meu sogro que é agricultor diz que eu devo utilizar 30 g de NPK por metro quadrado. Então por exemplo se eu vou plantar uma muda de laranjeira, escavo um buraco de uns 50 cm eu coloco os 30 gramas do NPK misturado com a terra e o substrato? Seria isto? Esta é minha dúvida…

    • Olá Jackson, respondendo diretamente sua pergunta a resposta é sim.
      Tecnicamente a quantidade correta de fertilizante vai depender de uma análise de solo. A formulação mais comum do NPK é o 4-14-8 sendo os número respectivamente teores percentuais de Nitrogênio – Fósforo – Potássio.
      De maneira geral os fertilizantes químicos e orgânicos são misturados com o solo. Para você não errar na adubação opte sempre pelos fertilizantes orgânicos (compostos/estercos de curral curtido/húmus de minhoca).
      Recomendamos que plante sua laranjeira em um lugar com boa insolação, faça covas quadradas de preferência e coloque uma cobertura de solo no entorno da planta (capim seco ou verde).

  3. Daniel…e que ontem recebi um documento da prefeitura falando em faixa de 50 metros para este rio,sendo que na minha propriedade a largura e esta de 4 a 7 metros.Nesta largura de 50 metros perco toda a propriedade inclusive a casa.
    Qual o correto?
    ABs

Deixe uma resposta