O que é talhão?

7
472

Interrogação

Para nós que trabalhamos com agricultura pode parecer uma idiotice essa pergunta, porém milhares de vezes já me deparei conversando com alguém e a pessoa ficar com uma cara de interrogação quando falo a palavra “talhão”.

Segundo o dicionário online Aulete, talhão é : Porção de terreno entre dois regos ou sulcos destinado a cultivo

Talhão nada mais é do que a unidade mínima de cultivo de uma propriedade que é construído com base em relevo e planejamento de mecanização.

Em cana de açúcar os talhões são criados contornando as curvas de nível e com comprimento ideal para preencher a capacidade de um transbordo. Para grãos no Sul e Sudeste segue-se a mesma lógica. Já no Centro-Oeste por ter um relevo mais plano a variável mais importante é a capacidade das colhedoras.

Na tentativa de explicar para “pessoas da cidade” o que era essa palavrinha em questão, o melhor feedback que tive foi: “imagina um quebra-cabeça sendo a plantação e o talhão é uma pecinha desse quebra-cabeça”. É um jeito bem simplista mas ajuda a entender.

Provavelmente se você leu até aqui é porque não sabia o que era um talhão. Agora deu para entender?

7 COMENTÁRIOS

  1. Olá, gostei da sua resposta, já fazia ideia que seria um pedaço de terra, até porque, quando se diz “taio” como mineiro fala, quer dizer pedaço, mas não sabia o que era na integra na agricultura.
    Estou concluindo um curso de Técnico em Controle Ambiental e sua explicação me foi muito útil.
    Muito obrigada.

Deixe uma resposta