O que fazer quando tentarem pôr no TEU

1
909
Navio porta Container da Maersk

A maioria das pessoas fica reativa quando ouve algo como o título acima, mas essa postura indica uma clara deficiência em conhecimentos sobre logística: o “TEU” – Twenty-foot equivalent unity, é o volume correspondente ao de um container de 20 pés, com medidas de 6,10m de comprimento por 2,44m de largura por 2,59m de altura, o que dá aproximadamente 39m³. Essa unidade equivalente, ou “módulo”, é utilizada para indicar capacidade de armazenagem e transporte nessa modalidade. Os tipos mais comuns de containers são:

Dry ou Bulk Container – container padrão para transporte de cargas gerais – itens de escritório, roupas, carros e produtos a granel.

Dry Container

High Cube Container  – possui 1 pé a mais em sua altura, aumentando a capacidade de carga

High Cube Container

  Refrigerated Container – com estrutura reforçada e melhor isolamento, possui um sistema próprio de refrigeração, que pode ser acionado por um gerador individual ou ligado a uma tomada.

Refrigerated Container

  Tank Container – basicamente é um tanque para contenção de líquidos e gases, envolvido por arestas de aço para permitir seu empilhamento

Tank Container

Ventilated container – possui aberturas nas partes superior e inferior para permitir a circulação permanente de ar. Utilizado principalmente para transporte  de produtos agrícolas, como café (no caso, ensacado)

Ventilated Container

  Open Top Container – parecido com o Dry Container, mas sua face superior é aberta, permitindo seu carregamento por cima. Pode ser fechado por uma lona posteriormente.

Open Top Container

  Open Side Container – segue o mesmo princípio do Open top, mas no caso é uma das laterais que é aberta.

Open Side Container

  Flat Rack Container – possui apenas as faces opostas longitudinalmente, que podem ainda ser dobráveis. Utilizado no transporte de cargas muito maiores que suas dimensões.

Flat Rack Container

  Veja como é muito mais comum colocarem coisas no TEU do que você imaginava! Em breve, analisaremos as vantagens de se utilizar o TEU para transporte e armazenagem dos mais variados objetos! Para mais informações sobre containers, acesse .

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta