O que você precisa saber sobre Reserva de Torque

3
1276
tractor
Trator agrícola

Você que já teve contato com trabalho agrícola em especial com a utilização de tratores, ou que procurou o melhor trator para adquirir já deve ter ouvido falar em Reserva de Torque. A final, o que é reserva de torque? Por que ela é tão importante para a escolha de um trator?

No catálogo dos fabricantes de tratores, cada modelo vem especificado suas características como por exemplo potência, torque, rotação e reserva de torque, mas afinal, o que é esta tal reserva?

Reserva de torque é uma característica presente e importante principalmente em tratores agrícolas. Ela representa a “elasticidade” do motor em uma operação de trabalho na qual o motor perde rotação em um esforço adicional, porém, o recupera através da elevação do torque do motor. A grosso modo, quando o motor começa a perder rotação em seu trabalho o torque do mesmo aumenta até um limite na qual chamamos de torque máximo e por fim o governador (mecânico ou eletrônico) trabalha em débito máximo.

Não é uma regra mas normalmente em operações de trabalho pesado, é recomendado que o trator trabalhe em rotação nominal, próximo da rotação máxima para ser mais prático, neste ponto encontra-se a potência máxima porém não o torque máximo. Não entendeu? Veremos no gráfico de curva de motor:

Sem título

Numericamente falando a reserva de torque representa uma relação de torques, melhor dizendo, representa em valores percentuais a elevação de torque a partir do torque na potência máxima até o torque máximo, é nesta faixa de rotação que realizamos quase todass a operações agrícolas.

Quer saber mais sobre reserva de torque?

Aguarde os próximos textos.

3 COMENTÁRIOS

  1. […] Reserva de torque – Reserva de torque é uma característica presente e importante em tratores agrícolas. Ela representa a “elasticidade” do motor em uma operação de trabalho na qual o motor perde rotação em um esforço adicional, porém é capaz de vencer através da elevação do torque do motor. A grosso modo, quando o motor começa a perder rotação em seu trabalho o torque do mesmo aumenta até um limite na qual chamamos de torque máximo e por fim o governador (mecânico ou eletrônico) trabalha em débito máximo, veja aqui. […]

Deixe uma resposta