Os salários de Agrônomos e Engenheiros Agrícolas em 3 países.

11
2021

Alguns dias atrás, após ler algumas notícias sobre a intenção do governo dos EUA em aumentar o valor do salário mínimo, tive a curiosidade de pesquisar o salário médio anual pago aos Agrônomos e aos Engenheiros Agrícolas, tanto no Brasil quanto nos EUA e Reino Unido. Aqui vai o resultado:

Image

                                                                                Conversões de moedas feitas na data da publicação .  

Entre profissões, as diferenças salariais são poucas, principalmente pelo fato de uma ser complementar à outra. Todavia a diferença é enorme quando a comparação é feita entre países, nos lembrando de que, apesar da agricultura ter um papel importantíssimo na economia brasileira, os profissionais do campo ainda não conquistaram o reconhecimento que merecem.

 

Para aqueles que desejam aprender o inglês falado no agro, recomendamos este curso ( clique aqui para acessar a página) da Rizia Prado.

 

 

                     

11 COMENTÁRIOS

  1. Boa Noite? Como realizou esta pesquisa? Eu tenho cidadania européia, sou estudante de agronomia e estou avaliando um país para mestrado e posterior trabalho na área.

  2. Olá, o correto é Engenheiro Agrônomo, conforme Decreto 9.585/46.
    E não creio que esse salário aí do Engenheiro Agrônomo seja de um profissional estabelecido. Deve ser de estagiário.

  3. Olá Felipe Antoniazi, eu realmente achei muito interessante seu artigo e percebi como a sua profissão de engenheiro agrícola e a minha de engenheiro agrônomo são muito desvalorizadas no Brasil mesmo com toda sua importância para a economia brasileira. Com isso eu já tenho vontade de estudar Agrônomia nos EUA e com essa notícia, me faz ver que é o melhor para minha carreira e eu vou me esforçar para isso, obrigado!

  4. Olá!

    Me chamo Yago e tenho interesse em cursar engenharia agronômica. Gostaria de saber se é possível fazer uma matéria com as oportunidades dessa área na Europa, países que tem demanda para esse profissional.

    Obrigado!

    • Tudo bem Yago?
      Eu estou no 5º ano de agronomia e passei 3 meses fazendo estágio em uma fazenda na França, ao meu ver o mais importante para conseguir ir para a Europa é você ter o conhecimento de uma pessoa que aceite você como estagiário (precisa de 1 tonelada de documentos pro visto e pelo menos 6 meses de tramite de documentos) e depois, lá como estagiário, vc mostra serviço para que essa pessoa te ajude a voltar depois de formado (vai precisar de 2 toneladas de documentos). Claro que o essencial é ter o minimo do domínio da língua falada no país. Quando eu fui, falava apenas 5 palavras em francês, mas por sorte a pessoa que me recebeu lá compreendeu bem a dificuldade e me ajudou bastante a aprender a língua.

  5. Boa Noite!
    Estou concluindo o curso de Engenharia Agronômica, e gostaria de sabe como faço para conseguir emprego na área nos EUA ou na Europa.

Deixe uma resposta