Os segredos de como inovar na agricultura que você precisa saber

0
314

segredo

Para começar vou escrever um segredo aqui que só você poderá saber:

O QUE ESTÁ SENDO FEITO HOJE EM DIA NÃO É O ÚNICO JEITO QUE FUNCIONA!

Quando trabalhamos com o agronegócio, com certeza já ouvimos que certos processos são feitos daquela maneira porque é a única que funciona. MENTIRA!

O mercado agrícola é muito conservador e ao mesmo tempo tem efeito manada, ou seja, há uma forte resistência à mudanças porém quando alguns players mudam e têm bons resultados, todos correm atrás.

O grande desafio está em conseguir unir tecnologia, processos e penetração de mercado em uma única solução.

O que vemos, de via de regra, em empresas ou pessoas que  tentam inovar na agricultura é que ou o conhecimento está nos processos agrícolas mas o conhecimento em tecnologias é deficiente ou o conhecimento em soluções tecnológicas é grande mas não há nenhum conhecimento em agricultura.

Sendo assim, ou os conhecedores dos processos agrícolas ficam desacreditados porque não conseguem implementar o que prometem ou os que dominam tecnologia lançam soluções que não se adaptam à realidade do campo. Isso gera um descrédito do setor em inovação e assim a penetração fica cada vez mais difícil.

O segredo do sucesso está em unir esses dois sujeitos inovadores que ainda não se conversam.

É essencial existir um terceiro sujeito que conviva entre estes dois mundos confortavelmente. Engenheiros Agrícolas são profissionais que deveriam desempenhar essa função. São capazes de entender o meio rural e ao mesmo tempo conhecem as tecnologias e como aplicá-las. Basta então encontrar os especialistas que irão realizar o processo.

Além disso, mapear os processos agrícolas para encontrar onde pode existir uma melhora é essencial. O setor ainda é muito rústico sem que hajam processos bem definidos, o responsável pela inovação precisa mapear e avaliar onde ele pode trazer benefícios.

A grande verdade é que não existe nenhum segredo para inovação no meio rural, apenas é necessário entender que os pontos que levantei são importantíssimos para que haja sucesso.

Você já trabalhou com inovação? Nos escreva!

Deixe uma resposta