Participações Minuto Inteliagro

0
110

O Minuto Inteliagro está saindo do forno com todas novidades e tendências do agronegócio.

Os videos serão compostos por um curta de 1 minuto para cada especialista da área expor seu ponto de vista e conhecimento em determinado assunto na área agrícola.

O primeiro vídeo será lançado dia 29/06 (segunda-feira) com a participação do Prof. Dr. Luis Antonio Rossi com o tema: Geração de Energia Elétrica na Propriedade Rural.

Conheça abaixo as áreas de atuação dos quatro especialistas que irão iniciar os vídeos.

 

PROF. DR. LUIS ANTONIO ROSSI

2

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de Lins-EEL (1981), mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo-EESC-USP (1989) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo-EPUSP (1995). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas, na Faculdade de Engenharia Agrícola. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia Agrícola, com ênfase em Uso de Energia Elétrica Em Atividades e Processos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: energização rural, planejamento energético, geração descentralizada, eficiência elétrica, ou seja, conservação e uso racional de energia elétrica em construções rurais e ambiência. É pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético-NIPE-UNICAMP, onde desenvolve pesquisas na área de fontes renováveis, especificamente em prospecção de potencial e aplicações específicas das energias fotovoltaica e eólica.

PROFA. DRA.MARA DE ANDRADE MARINHO

1

Professora Livre Docente da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas, possui Graduação em Agronomia (Universidade de São Paulo, 1979), mestrado em Agronomia área de Solos e Nutrição de Plantas (USP/ Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 1991), doutorado em Agronomia área de Solos e Nutrição de Plantas (USP/ Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 1999) e Pós-Doutorado em Geofísica e Sensoriamento Proximal de Solos (Universidade da Coruña, 2012). Desde 2002, desenvolve suas atividades de ensino, pesquisa e extensão junto à UNICAMP/ FEAGRI em Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase nas áreas de Pedometria, Física, Manejo e Conservação do Solo e Sensoriamento Proximal de Solos, com desenvolvimento de estudos e pesquisas e orientação de alunos de graduação e de pós-graduação nos seguintes temas: avaliação da qualidade estrutural do solo em sistemas agrícolas, otimização da amostragem de solos e manejo localizado de culturas, modelagem da perda de solo por erosão, avaliação de terras e planejamento do uso da terra, geotecnologias aplicadas aos estudos do meio físico.

  PROF. DR. ARIOVALDO JOSÉ DA SILVA

3

Graduado em Tecnologia Sanitária Modalidade Saneamento pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba (2014), com mestrado e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1999 e 2005). Possui Pós-doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP, onde desenvolveu o projeto intitulado “Digestão Anaeróbia Direcionada para a Produção de Butanol” no período de 01/07/2011 à 30/06/2012, financiado pela FAPESP. Atualmente é professor doutor e coordenador associado de graduação na Faculdade de Engenharia Agrícola – FEAGRI da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É pesquisador responsável por 3 projetos de pesquisa: (1) “Digestão Anaeróbia de Águas Residuárias Direcionada para a Produção de Butanol e Etanol” financiado pela FAPESP; (2) “Obtenção de um esquema tecnológico que permita maiores níveis de produção de biogás no tratamento anaeróbio de resíduos biodegradáveis mediante adição de minerais garantindo a qualidade do efluente como melhorador de solos”, financiado pela CAPES por meio do Acordo de Cooperação Internacional MES-CUBA; e (3) “Desenvolvimento de sistema para tratamento e reuso de efluentes de piscicultura intensiva utilizando sistema combinado de reatores anaeróbio e aeróbios de alta taxa integrados a sistema de hidroponia”. Orientou 5 trabalhos de conclusão de curso e 4 trabalhos de iniciação científica e, atualmente orienta 1 aluna de iniciação científica,4 alunos de mestrado e 1 aluna de doutorado. Publicou 9 artigos completos em periódicos e 15 publicações em anais de eventos científicos, resultando em 115 citações no Web of Science (ISI) e 202 citações no Scholar Google. Possui experiência (14 anos) em indústria química e de alimentos, na área de utilidades e tratamento de efluentes.Possui experiência na área de Engenharia Sanitária e Gestão Ambiental, com ênfase em Estudos, Caracterização e Tratamento de Efluentes Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: bactérias redutoras de sulfato, águas residuárias, remoção de sulfato, processos biológicos e tratamento de águas residuária, gestão de residuos e digestão anaeróbia de águas residuárias, fermentação anaeróbia.

PROF. DR. INÁCIO MARIA DAL FABBRO

4

Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (1968), mestrado em máquinas agricolas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (1970) e PhD em Engenharia Agrícola – Michigan State University (1979). Atualmente é professor titular junto a Universidade Estadual de Campinas e diretor executivo do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher Von Braun em Campinas. Tem experiência em Engenharia Agrícola, com ênfase em Propriedades Mecânicas de Materiais Biológicos, atuando principalmente nos seguintes temas:linear and non linear elasticity and viscoelasticity, mechanics of continuum media, finite element analysis, laser and moiré techniques and laser biospeackle.

 

 

 

 

 

 

Artigo anteriorEstimativa de produção 2015/2016
Próximo artigoA palha da cana pode gerar mais energia do que Itaipu?
Engenheiro Agrícola que iniciou os estudos na Universidade Federal de Lavras e concluiu na Unicamp. O perfil curioso e proativo fez com que buscasse cada vez mais conhecimentos e vivências. Fez estágio em diferentes áreas: de pós-colheita a máquinas agrícolas. Atuou dois anos no mercado como Engenheiro nas áreas de planejamento agrícola e vendas, porém algo estava faltando para trazer a plenitude profissional. Foi a partir deste momento que buscou conhecimento por meio de cursos e formações na área de desenvolvimento humano como liderança, análise comportamental, PNL e Coaching. Atua hoje como Business & Leader Coach, auxiliando pessoas e empresas a transformar ideias em ações otimizadas e lucrativas. Colunista da equipe Inteliagro especializado em produtividade e relacionamento pessoal no meio rural.

Deixe uma resposta