Planta daninha pós era dos transgênicos

0
3007

Conheça a buva, uma planta daninha problemática pós era dos transgênicos.


A agricultura moderna, através da engenharia genética, trouxe grandes facilidades ao agricultor quanto ao controle de pragas incluindo insetos e plantas daninhas.

Plantas daninhas são problemáticos porque competem com a cultura por água, luz solar, espaço e nutrientes. Caso não sejam controlados no estágio inicial da cultura causam prejuízos produtivos na lavoura.

Herbicidas

Em meados do século XX surgiram os herbicidas que realizam o controle de plantas daninhas, com ação total (todo tipo de planta) ou de ação seletiva que controlam determinados tipos de plantas. Os herbicidas de ação seletiva são importantes para o controle de plantas daninhas que crescem junto com a cultura, sendo assim o produto químico deve ter ação somente nas plantas daninhas sem prejudicar a lavoura. O problema de grande parte dos herbicidas seletivos é porque não são muito eficientes em seu controle além de poder causar pequenos danos à cultura.

Um dos herbicidas mais eficientes de ação total descoberto até então são formulados a base de Glifosato, um herbicida tão eficiente que com pequenas doses do produto controlava-se alta gama de ervas daninhas.Este herbicida porém, não poderia ser aplicado em uma lavoura com cultura instalada pois causaria a morta tanto das plantas daninhas quanto da cultura.

Muito tempo de pesquisa e então surgiram os Organismos Geneticamente Modificados (OGM) plantas comerciais resistente ao Glifosato, vulgo transgênico, embora exista muita controvérsia a respeito do surgimento dos transgênicos nunca se falou tanto a partir de então. A partir deste momento o controle de plantas daninhas nunca foi tão simples, com o plantio dos geneticamente modificados, aplicava-se o glifosato matando as ervas daninhas deixando a cultura totalmente limpa para crescer e se desenvolver.

Buva

O problema quanto à utilização indiscriminada do glifosato seria iminente. Surgiriam plantas resistentes à este herbicida pelo processo de seleção natural, cujo indivíduo resistente se multiplicaria ano após ano.

Apresento-lhes a Buva, conhecido também como Voadeira, Rabo de Foguete e Arranha Gato, possui nome científico Conyza bonariensis, encontrado com freqüência nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. É uma planta que se reproduz por sementes que afetam tanto nas culturas de verão quanto de inverno prejudicando lavouras com plantio intensivo de trigo, milho e soja. Indivíduos com resistência ao glifosato tiveram suas sementes rapidamente dispersadas nas lavouras que tornou uma planta daninha de difícil controle pós era dos transgênicos.

DSC_0030

 Buva infestando lavoura de soja no Paraná

Controle e Manejo

Para o controle de infestação da Buva são necessários proceder boas práticas de manejo, algumas delas são:

  • Rotação de herbicidas, quanto ao mecanismo de ação;
  • Rotação de cultura;
  • Controle mecânico da planta daninha com plantio convencional ou arranquio manual e destruição do mesmo antes do cliclo reprodutivo;
  • Controle químico com herbicidas de diferentes mecanismos de ação de forma sequencial antes da produção de sementes;
  • Controle químico de plantas em fase inicial de desenvolvimento, plantas mais novas são mais suscetíveis aos herbicidas;
  • Plantas adultas com características visíveis de resistência devem ser arrancadas com campina manual ou mecanizada.

Consulte um especialista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui