Plantei muitas árvores a redor de uma nascente de água, o resultado foi incrível!

34
835

Vou compartilhar um pouco de como uma nascente de água foi recuperada!

Este não foi exatamente um trabalho da Inteliagro. Criado em um sítio desde a infância, sempre fui preocupado com questões ambientais, não poderia mudar o mundo mas poderia fazer pelo menos ao que estivesse ao meu alcance. No sítio exite uma nascente cuja fonte abastece toda a casa. nos tempos de seca a nascente fica mais fraca porém nunca secou e nos dias de chuvas as água brotam com força que dá gosto de ver.

Sem mais delonga, vamos ao que interessa:

Primeiro entendi que em uma nascente com pouca vegetação de proteção as águas botam mais suja e com mais força na época das águas e nos tempos de seca elas ficam fracas a ponto de se secar. Então qual o papel da vegetação e como ela atua?

A vegetação e suas raízes melhoram as propriedades ficas e biológicas do solo que melhoram a absorção e infiltração da água da chuva e ainda funcionam como barreiras físicas que contem enxurradas controlando o assoreamento.

Mata de reflorestamento na área de nescente.

Eu particularmente não sabia de nada disso, porém começamos a plantar árvores e mais árvores ao redor da nascente (árvores apropriadas), principalmente na parte mais alta que estavas sem vegetação e ainda havia cultivo de feijão (solo descoberto que favorece o assoreamento). Mas ainda resta uma dúvida; no universo nada se cria, nada de perde. tudo se transforma foi a máxima de Lavousier; então como no período da seca poderíamos ter mais água se não podemos criar água?

A nascente não cria água, ela é apenas um dreno natural dentro de uma bacia hidrográfica (entenda aqui). A vegetação, portanto, funciona como uma esponja que ajuda o solo a reter muita água, desta forma a capacidade de retenção será aumentada, retendo mais água durante as épocas chuvosa, já durante a seca, ainda haverá água suficientemente retida pela tal esponja para que não falte água na nascente durante a época de estiagem.

O resultado foi incrível, a vegetação cresceu de forma muito rápida recobrindo toda a área de proteção da nascente. hoje as águas desta nascente brotam de forma incrível.

 

 

 

 

34 COMENTÁRIOS

    • Neste caso, na região norte do Paraná, foram plantadas espécies como guarucaia, ipê, palmeiras, pau d’alho.
      A dica é que se opte por plantas pioneiras/ intermediárias, (aquelas de madeira mole com habito de crescimento rápido).

    • Olá Sueli, não pode ser qualquer tipo de plantas.
      Existem plantar mais adequadas que ajudam a manter as nascentes mais perenes.
      Plantas nativas da região também são os mais indicados, as mesmas que compõe o bioma local.

    • Ola Marcos, meu nome é Nyllo, sou Engenheiro Florestal, formado na Universidade Federal do Tocantins, gostei do seu blog, estou trabalhando em uma recuperação de nascentes, gostei das suas respostas para o Robson, porem só uma correção, Eucalipto não seca nascentes isso é um mito que é falado a mtos anos, porem quem estudou e ja fez projetos sobre sabe que realmente não é assim que funciona…

    • Edneia, manga não é uma boa opção para plantio em locais muito encharcado, ela pode acabar morrendo por excesso de água, e também não fará bem a nascente pois caso ela venha a frutificar ela pode acabar “sujando” sua nascente.

  1. Olá Marcos, me chamo Robson e também sou um ambietalista nato. Acabei de comprar um terreno de 3 hectares, com muita água ; nascente em cima e represa em baixo. Achei ótima essa iniciativa de plantar árvores nativas na nascente. Estou assinando seu blog e quero receber dicas de como melhorar ainda mais a terra, que é região de serrado.

      • Olá Marcos, me dá uma orientação; encontrei uma pequena poça de água no meio do meu terreno, que deixa úmida uma área de uns 5 metros ao redor dela, ou seja, tem água em baixo em pleno mês de julho. Quero saber qual tipo de árvore apropriada para preserva la, onde planto essas árvores, e se tem como transforma la em uma nascente com água corrente. Qual passo a passo para isso.
        Desde já agradeço . Abraço

        • Olá Robson, conforme foi orientado as principais plantas a serem utilizadas são as plantas nativas de sua região, não sei de onde você é, portanto cada região possui sua espécie nativa. Te indico que procure a secretaria do meio ambiente para melhor orientar. A respeito da uma poça de água o mais indicado seria construir um canal de dreno para que a água não fique empoçada, água boa é água corrente, (não sei se isso é possível porque não vi a sua topografia) se afirmativo e também se corre muita água em épocas chuvosas então vc possui uma bela nascente e é possível recuperar. Comece plantando árvore ao redor (protegendo toda a bacia , veja o post de bacia hidrográfica) de protegendo também o seu curso de água. Plantas do tipo de crescimento rápido e de madeira mole (linguagem popular) são as que mais dão efeito na proteção de nascestes. Não recomendo utilização de eucalipto ou similares que podem secar a nascente (assunto controverso mas melhor evitar). Evite árvores deste tipo.
          Enfim, a dica é: nunca deixe a área desprotegida, conforme o vídeo que vc mesmo compartilhou, o mesmo planta árvores de forma sistemática, em termos e correção de solo e adubação é sempre importante para que as plantas cresçam rápido (uma recomendação mas não uma obrigação). As plantas protegem o solo tanto por cima evitando erosão da enxurrada quanto por baixo nas raizes que formas uma rede de esponjas deixando brotar água mesmo em tempo seco. Deixe o próprio ecossistema recuperar, vc precisa somente dar um empurrão inicial protegendo com plantas. (Bananas e bambus são bem indicados também)

    • Olá Tiago, sem dúvida plantar bananeiras são ótimas em função da proteção que o mesmo proporcionará às nascentes. Porém as plantas indicadas são as plantas nativas da região, optando sempre pelas plantas pioneiras. A grosso modo as plantas pioneiras são plantas de madeira “mole” e possuem um rápido crescimento. Na região norte do Paraná, onde o trabalho foi realizado, por exemplo, foram plantados plantas tipicas da região que faz parte da mata atlantica. As especies foram: Guarucaia, Pau d’alho, ipê, alguns tipos de palmeiras etc.

  2. Ola..comprei uma propriedade onde tinha um olho d’agua, mas o antigo dono nao cerco ao redo e os animais pisotiaram e a nascente seca na epoca da estiagem. O que posso fazer para que a nascente nao seque?

    • Olá Edivam, muito obrigado pela participação. Respondendo sua pergunta, uma nascente principalmente do regime de chuva e do tamanho da bacia hidrográfica em que a nascente se situa. As boas práticas de recuperação com o plantio de árvores nativas e deixar que a flora local se estabeleça aos poucos são as melhores opções.
      Proteja o local e não permita o pisoteio de animais (caso tenha gado). O solo que foi compactado vai se recuperar aos poucos com a vegetação. Deixe que biossistema faça o restante do serviço. A natureza agradece.

    • Olá Ana, conforme o texto comentado no artigo, são plantas primárias de portes menores e hábito de crescimento rápido, são as indicadas para o plantio.
      Não podemos afirmar que as plantas garantem a perenidade das nascentes, pois isso depende do regime de chuva local e do tamanho da bacia hidrográfica, o importante é lembrar que as plantas melhoram as propriedades físicas químicas e biológicas do solo, funcionando como uma grande esponja que irá absorver muita água dos períodos chuvosos e fornecer água durante muito tempo mesmo em épocas secas. este é o grande papel das plantas.
      veja este artigo
      http://inteliagro.com.br/como-recuperar-nascentes/

      Não sei qual a região em que você mora, mas o interessante são as plantas nativas da região. Sugiro que procure secretaria de meio ambiente do seu município para poder orientá-lo. Dependendo da cidade ou do estado, existem programas de reflorestamento em que as mudas são disponibilizadas gratuitamente.
      Veja que num ambiente de reflorestamento a composição recomendada é de:
      40% de espécies pioneiras (possuem crescimento rápido, exigem muita luz, e formam sombra para as demais espécies que precisam desta condição para se desenvolver, possuem vida curta)
      50% de espécies secundárias (possui crescimento moderado a rápido, toleram sombra, possuem vida relativamente longa)
      10% de Espécie Clímax (possuem crescimento lento, exigem pouca luz e duração de vida longa).

  3. moro no amazonas e tenho um terreno onde passava uma nascente, mas secou e no ano passado com as chuvas ela encheu e esse ano não encheu mais, então por precisar de água para subsistência eu cavei um cacimbão e deu água com 4 metros, para minha cacimba não secar, o que vc me indica plantar ao redor para que eu possa ter água no verão ?.

    • Olá Gracilane, obrigado pela participação. Veja se o seu caso não houve assoreamento do rio e da nascente (enxurradas de areia/barro) como a sua região chove bastante e possuem floresta densa é difícil acontecer, a não ser que o regime de chuva neste ano foi muito irregular e a vegetação tenha sido removida.
      Se o a sua nascente foi assoreada é porque não está mais com vegetação e neste caso recomenda-se proteger a nascente com espécies pioneiras que evitam o assoreamento, outro ponto a ser melhorado e remover o sedimento assoreado no rio/nascente para que a água tenha boa drenagem e possa fluir naturalmente.

      Por favor veja o link para entender melhor como se recupera uma nascente.

      http://inteliagro.com.br/como-recuperar-nascentes/

  4. Ola, alguém pode me indicar que tipo de plantas frutíferas pode ser plantado para reflorestar uma nascente em áreas de barro vermelho com argila branca e pedras nas proximidades da br AM- 010 no amazonas?.

    • Gracielene de modo geral as plantas frutíferas não são um impeditivo para o reflorestamento, porém recomenda-se plantar misturado no ambiente (pois se for um plantio extensivo não se caracterizaria um reflorestamento).

      Neste caso mais específico e por se tratar de um bioma local (solo / teor de umidade) bem como suas características de um microclima regional, sugiro que procure a secretaria da agricultura e do meio ambiente de sua cidade para esclarecer suas dúvidas.

  5. sim, aconteceu , quando comprei a propriedade estava desmatada e somente o lugar da nascente, ja faz dois anos. aind posso fazer algo nesse caso

  6. Bom dia Gostaria de saber se posso plantar banana próximo as nascentes, em uma área que a braquiaria tomou conta e a vegetação não consegue uma fazer uma cobertura natural, moro. No vale do Paraíba SP.tenho uma área de quase um hequitarie fechado onde não corre água no período seco, mais corria antigamente e o processo natural ano à ano faz um ótimo trabalho, espero um dia ver a água correr na seca novamente, Obgd

  7. Olá Marcos tudo bem eu abri um buraco em um local do meu terreno qui eu suspeitava em te agua e eu estava certo abrir um buraco manual mais ou menos di uns 90 a 1,30 e meio por incrível que pareça deu água já tem uns 5 anos que fiz isso na época chuvosa e uma maravilha já na seca diminuir um pouco só não tenho nada plantada em volta gostaria de saber si tem com deixa ela sempre corrente e qual a distância que posso planta as plantas desse buraco que fiz .

    • Olá Cledson, o ideal seria plantar a partir de 5 a 10 metros de distancia dependendo do porte da árvore, e daí para frente, quanto mais vegetação tiver melhor será. A quantidade de água sempre depende da chuva (a planta não faz brotar água), e neste caso as raízes das plantas são como esponjas, porque nos períodos de boa chuva, as raízes vão segurar bastante água no solo, e vai ser liberado aos poucos durante o período mais seco, e desta forma você vai ter mais água durante o período mais crítico.

Deixe uma resposta