Precisão na pulverização e sistema georreferenciado

0
234

Porque o sistema georeferenciado é tão importante para pulverização???


DSC_0297A tecnologia de pulverização avança tanto que parece não haver limites, tanto em sistemas georeferenciados quanto em máquinas e equipamentos de pulverização que juntas conferem elevado padrão e qualidade na aplicação. Para quem ainda não conhece a tecnologia, segue algumas características importantes:

Piloto Automático – Um pulverizador é equipado por vários sensores, acelerômetros e controladores que atuam em conjunto com válvulas eletro-hidráulicas que guiam a máquina auxiliado por um sistema de georeferenciamento. Simplificando, o operador não coloca a mão no volante, exceto para manobras, após programado a máquina guia automaticamente.

Ligamento e desligamento automático da pulverização – A máquina possui receptor de sinal de satélite que se comunica com o próprio sistema de pulverização, quando a máquina passa por uma área já aplicada a antena reconhece que a máquina se aproxima de tal área e realiza o deligamento automático da pulverização no momento exato, o inverso ocorre quando a máquina entra em uma área não aplicada ligando automaticamente a pulverização.

Um pulverizador, atualmente, possui barras que podem aplicar faixa de trabalho de até 32 metros ou mais, e um dos grandes problemas é a sobreposição ou áreas não aplicadas que interferem na qualidade da pulverização. Veja a ilustração:

Sem título
Pulverizador entrando em uma área aplicada

Observe que quando o pulverizador entra por uma área aplicada em ângulo diferente de 90º, a sobreposição torna-se inevitável e no momento em que a barra recobre toda a área, a sobreposição é elevada causando desperdício de produto onerando os custos de produção e impactos ambientais  uma vez que mais produto serão utilizados.

tres
Utilização do corte de secção

Para diminuição da sobreposição, foi elaborado o corte de secção que subdivide a barra em partes para que o desligamentos ocorra secção por secção, estas que são compostas por grupos de pontas de pulverização e realizam o fechamento de forma simultânea.

A fabricante de pulverizadores Jacto, localizado na cidade de Pompéia – SP, foi mais além, com sistema de fechamento bico a bico, possui a patente que minimiza os efeitos da sobreposição diminuindo desperdício com produtos químicos e elevando a qualidade da aplicação.

O modelo Uniport 3030 desenvolvida por sua equipe técnica possui o controle de fechamento automático bico a bico, e não é para menos, a máquina possui um reservatório de 3000 litros e aplica uma largura de trabalho de 32 metros conferindo elevada autonomia e altas capacidade operacional. Outra vantagem é o consumo de combustível, um dos mais econômicos da categoria, possui motor Cummins (Tier III eletrônico) que desenvolve 243 CV de potência.

cinco
Fechamento bico a bico

DSC_0511[1]

Para mais informações consulte Jacto.com.br

Deixe uma resposta