Qual a diferença entre Agronomia e Engenharia Agrícola?

12
1559

Se você é Engenheiro Agrícola ou Agrônomo com certeza já ouviu esta frase:

Qual a diferença entre Agronomia e Engenharia Agrícola?

Para resolver de vez esta questão a equipe Inteliagro resolveu criar este post.

As atribuições do Engenheiro Agrícola e do Agrônomo estão ao encontro do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

O Crea-SP é responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos e das várias modalidades de Técnicos Industriais de nível médio.

O CREA é regionalizado e através do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) é possível consultar a legislação para cada atribuição. Clique aqui para acessar a página CONFEA-CREA.

Selecionamos abaixo as principais atribuições de cada formação:

Capturar

Ainda está com alguma dúvida? Não perca tempo, escreva-nos!!

12 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que apenas 3 desta tabela que é exclusivo da agronomia: Produção vegetal, Melhoramento genético, fitopatologia, e acrescento a área de defensivos agrícolas. De resto, são todas comuns a ambos os cursos, as vezes, dando um enfoque maior devido ao regionalismo, pesquisa do docente, e da própria matriz curricular do curso na instituição. Obrigado.

  2. Exatamente isso, o Engenheiro Agrônomo tem as mesmas atribuições do Engenheiro Agrícola, no entanto, em função da formação, não tem aprofundamento de conhecimento na área que atua o Engenheiro Agrícola, como disse o Crysthian

  3. Vejo que o Engº Agrônomo e Agrícola são muito semelhante, porém pelo fato da agronomia ser muito abrangente, o Agrônomo tem mais oportunidades de atuar como gestor de empreendimentos, o curso dá uma visão mais sistêmica ligada a produção. Hoje tem muitas oportunidades de especialização em áreas mais especificas, vejo que para ambas profissões se dão melhor os profissionais que conseguem ter foco em resultados e gestão de pessoas e processos.

    • Márcio,

      Essa questão é bastante ampla. O técnico agrícola é formado para saber um pouco de cada área do setor agrícola, ou seja, é teoricamente mais multidisciplinar. Já o técnico de AP é mais especializado em AP e não vai saber muito de outras atividades. Os salários vão depender da região mas para cargos técnicos tendem a ser semelhantes, basta escolher qual se encaixa mais com o perfil desejado!

      Abs

  4. Engenheiros Agrícolas são parecidos com engenheiros mecânicos, é a engenharia encarregada de produzir mecanismos e equipamentos tecnológicos para serem usados na agricultura. Já a engenharia agronômica visa a exploração direta e indireta dos recursos naturais e do meio ambiente natural, respeitando sempre a sustentabilidade, o bem estar animal, a qualidade ambiental e a saúde humana.

  5. Como é que o Engenheiro Agrícola vai pesquisar, projetar,administra…, uma tecnologia agrícola, se não conhece na parte agronômica, ou seja, vai resolver um problema sem conhece o problema
    !!!

  6. Em primeiro lugar, não se usa Agronomia, é Engenharia Agronômica, Agronomia é no sentido de ciência que envolve todas as outras áreas: Eng. agrícola, agronômica, florestal, zootecnia etc
    Em segundo lugar, esses excessos de subdivisões da Agronomia acabam prejudicando o mercado e frustrando os profissionais, sendo que, até as próprias instituições de ensino e o conselho da classe não têm uma posição clara sobre as competências de cada um.
    Desta forma, abre as chances para mais subdivisões tal qual podemos observar hoje em dia, como: técnico em agronegócios, tec. agricultura, tec. agricultura de precisão, tec. agricultura familiar, tec. irrigação etc etc.

Deixe uma resposta