Você está pronto para a Agricultura Digital?

0
245

Muito se fala sobre as aplicações de TI no agronegócio, mas você está pronto para a agricultura digital?

“Transformar a agricultura é uma tarefa um tanto quanto árdua” é o que escuto toda hora. 90% das pessoas envolvidas nas atividade de AGTech culpam o mercado por não ter uma característica semelhante a de outros mercados, mas será que isso não é uma vantagem?

Quando comecei a me envolver com o mundo de tecnologias para o agro a quase dez anos tinha-se uma falsa ilusão que essas tecnologias só não estavam no campo porque faltava um esforço de levá-las até lá. Como já falei, isso era apenas uma ilusão. A pesquisa acadêmica está realmente bem avançada mas a infraestrutura do campo continuava nas bases da revolução verde. Além disso, o mindset dos profissionais do agro não estavam e não estão voltados a adoção de tecnologias para resolver problemas e sim resolver problemas para não pensar em tecnologias.

Isso traz ao tema dessa postagem: você está pronto para a agricultura digital?

Tenho certeza que quase todo mundo vai dizer que sim porque se está lendo esse post aqui você provavelmente tem domínio de acesso a internet, computadores, celulares e etc. Mas a adoção da agricultura digital vem do ponto que você profissional do agro precisa repensar sua maneira de agir.

O profissional necessário para a agricultura digital é aquele que domina o digital mas que preza por três pontos:

  • Qualificar todos os profissionais ao seu redor;
  • Evangelizar todos os envolvidos na sua atividade;
  • Estar aberto para mudar rapidamente.

Primeiramente não adianta ter qualificação se os profissionais ao seu redor não são incentivados a qualificarem-se. A obtenção de dados sempre depende de alguma intervenção humana seja na manipulação ou no setup dos equipamentos e um profissional que não entende o que faz, provavelmente não fará bem feito. Seja um facilitador para que os profissionais que irão participar do processo possam sempre estar dispostos a aprender.

Além de qualificar você deve ser um entusiasta de tecnologias e fazer de tudo para que elas funcionem. Um profissional que desiste precocemente de uma plataforma ou de um app para esperar que ele esteja funcionando 100%, torna-se um sabotador. Uma tecnologia só evolui com usuários ativos que reportem erros e não que desistam do uso. Espalhe essa filosofia e estará pronto para encarar os desafios com seu time.

Por fim, esteja aberto a mudar rapidamente. Quantos anos você levou para abandonar a câmera digital e usar o celular para fotos? Pois é, no agro você tem que estar disposto a mudar rapidamente sem que isso deixe de oferecer qualidade ao seu trabalho. Com certeza as tecnologias ficarão obsoletas muito mais rápido em um mundo digital do que no analógico. Tenha a mente aberta para mudanças.

Um profissional preparado para a Agricultura Digital é um dos pilares do sucesso dessa implementação. O programa Fazenda 4.0 traz para os profissionais do agro habilidades para estar preparado para a Agricultura 4.0 e o futuro. O InteliAgro apoia essa causa e lançará em breve um livro para preparar você para isso!

 

Deixe uma resposta