Você conhece o Cropwat?

0
387

irrigation-1

 

 

Um dos assuntos que eu pretendo tratar com maior frequência no Inteliagro é o manejo de culturas irrigadas e o impacto positivo associado às boas práticas. Uma das ferramentas úteis para o planejamento da irrigação é o CROPWAT , que é um software gratuito desenvolvido e mantido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

O CROPWAT  é baseado em duas importantes publicações técnicas da agência:  a nº 56,  Crop Evapotranspiration – Guidelines for computing crop water requirements e a nº 33, Yield response to water. Ele basicamente incorpora as informações e cálculos complexos destas publicações em uma interface gráfica amigável e fácil de manusear, tornando o planejamento da irrigação uma tarefa rápida e simples de realizar.

 

Com ele é possível:

  • Calcular a evapotranspiração de referência (Et0), as necessidades de água da cultura e a lâmina à ser aplicada;
  • Criar planos de irrigação em varias condições de manejo;
  • Avaliar os efeitos na produção da cultura pela chuva e seca e a eficiência de manejos de irrigação.

 

Como toda ferramenta de planejamento ele deve ser usado com cautela, já que o sistema trabalha com séries históricas de clima para calcular a Et0 e pode não representar cenários climáticos atípicos (como a seca que o sudeste tem enfrentado este ano), todavia já oferece um enorme salto na busca por um manejo otimizado de irrigação.

Deixe uma resposta