Como evitar o galope em tratores

0
568

Evitando o galope (Power Hop) em tratores


O Power Hop conhecido como galope de tratores atrapalham os operadores em trabalho agrícola, ela é um fenômeno que deixa o trator saltitante quando se traciona um implemento com elevada solicitação de cargas na barra de tração. Para tentar minimizar este efeito é necessário entender quais são as condições que favorecem o fenômeno. Elas dependem de algumas condições:

  • Tipo de Solo

Solos soltos e secos na qual a tração é mais difícil, enquanto que em solos mais úmidos seu efeitos são minimizados;

  • Tipo de Implemento

Implementos inadequados à potência do trator contribuem para o efeito do galope.

  • Tipo de Operação

Relação trator / implemento e operação mau dimensionado.

tractor

Infelizmente não existe uma receita pronta para eliminar o problema do Power Hop, mas algumas práticas básicas podem ser efetuada para que se minimize os efeitos indesejados, são elas:

  • Distribuição correta de peso

Um trator com tração dianteira auxiliar deve manter a distribuição de peso com a relação 60 / 40, ou seja, 60% do peso no eixo traseiro e 40% no eixo dianteiro, para tratores 4 x 2 a distribuição deve ser 70 / 30 em média.

  • Pressão correta dos pneus

Se as pressões estiverem corretas, uma sugestão será aumentar a pressão dos pneus dianteiros (até 30 PSI) e diminuir a pressão do eixo traseiro.

  • Remover lastros

Retire o lastro parte do lastro líquido e se a patinagem elevar, coloque lastros metálicos, para o eixo dianteiro, adicione lastro líquido até o limite máximo permitido de água.