Evitando o galope (Power Hop) em tratores
O Power Hop conhecido como galope de tratores atrapalham os operadores em trabalho agrícola, ela é um fenômeno que deixa o trator saltitante quando se traciona um implemento com elevada solicitação de cargas na barra de tração. Para tentar minimizar este efeito é necessário entender quais são as condições que favorecem o fenômeno. Elas dependem de algumas condições:
- Tipo de Solo
Solos soltos e secos na qual a tração é mais difícil, enquanto que em solos mais úmidos seu efeitos são minimizados;
- Tipo de Implemento
Implementos inadequados à potência do trator contribuem para o efeito do galope.
- Tipo de Operação
Relação trator / implemento e operação mau dimensionado.
Infelizmente não existe uma receita pronta para eliminar o problema do Power Hop, mas algumas práticas básicas podem ser efetuada para que se minimize os efeitos indesejados, são elas:
- Distribuição correta de peso
Um trator com tração dianteira auxiliar deve manter a distribuição de peso com a relação 60 / 40, ou seja, 60% do peso no eixo traseiro e 40% no eixo dianteiro, para tratores 4 x 2 a distribuição deve ser 70 / 30 em média.
- Pressão correta dos pneus
Se as pressões estiverem corretas, uma sugestão será aumentar a pressão dos pneus dianteiros (até 30 PSI) e diminuir a pressão do eixo traseiro.
- Remover lastros
Retire o lastro parte do lastro líquido e se a patinagem elevar, coloque lastros metálicos, para o eixo dianteiro, adicione lastro líquido até o limite máximo permitido de água.