Planejamento de Cooperativas para o Recebimento do Trigo

0
96

DSC_0049[1]

Este ano o plantio de trigo no estado do Paraná terá sua área aumentada em virtude do preço desta commoditie na bolsa de Chicago. Muitos agricultores que antes destinavam parte se suas terras durante o período de inverno para pousio ou adubação verde, agora apostam na cultura que teve o preço elevado em 15 % desde o começo do ano. O clima também tem sido favorável até o momento fazendo com que os produtores sintam mais segurança para o plantio. Se tudo ocorrer conforme o esperado, a produção de trigo será 20% maior em relação ao ano passado.

Um problema enfrentado, principalmente no estado do Paraná onde existe cooperativas agrícolas, é que estas recebem os grãos de seus cooperados todos de uma vez, assim elas trabalham acima da capacidade em alguns períodos e ficam ociosas em outros. A pergunta é:

É possível prever o volume e quando o trigo será colhido?

Sim, atualmente existem tecnologias e ferramentas que por imagens de satélite calculam uma estimativa de produção bem como o período de senescência da cultura dentro de uma área pré determinada. Com isso é possível planejar equipes de trabalho, frotas de caminhões e dimensionamento de moegas e armazenadores nas unidades de beneficiamento bem antes desses grãos chegarem lá. Ou seja, esse aumento na produção já previsto agora pode gerar muito mais ganhos na época da colheita desde que o planejamento seja bem feito.

Deixe uma resposta