Liderança Agro

0
207

Muito se fala sobre liderança no ambiente corporativo, mas quais são as características de um líder?

Entre as diversas definições, podemos dizer que um líder é aquela pessoa que inspira, influencia e tem credibilidade ao expor uma ideia ou opinião.

Inspiração, influência e credibilidade são habilidades desenvolvidas através de treinamento, prática e repetição. Logo qualquer pessoa pode perfeitamente desenvolver a liderança.

Confira abaixo as principais características que todo o líder deve desenvolver:

1. Mindset

Talvez este seja um dos principais diferenciais para qualquer pessoa que visa um cargo diferenciado. Mindset ou configuração mental é a forma como nos posicionamos no ambiente corporativo e principalmente como direcionamos os nossos comportamentos diante das adversidades. Uma pessoa com Mindset possibilitador certamente consegue identificar oportunidades ao invés de ameaças, foca na solução e não no problema, mostrar como deve ser feito e não simplesmente deixa o outro aprender com os erros.

2. Autorresponsabilidade

O verdadeiro líder não culpa nem julga as outras pessoas pelos erros. Ele consegue identificar as etapas que foram bem desenvolvidas e as que precisam ser realinhadas ou melhoradas. O líder entende que ele é o responsável pelos resultados obtidos, conseguindo assim criar uma outra rota de ação para obter o resultado desejado.

3. Comunicação

A responsabilidade da comunicação é sempre de quem emite a informação. Se a informação que você está passando está sofrendo alguma interferência (distorção, omissão ou generalização), perceba qual padrão você pode modificar para performar melhor na oratória. Confira no blog do Inteliagro o artigo sobre Comunicação.

4. Dar e receber feedbacks

Dar feedbacks da forma correta pode ser muito construtivo, corrigindo assim os pontos a serem melhorados e motivando o colaborador.  Se ainda não leu, confira o artigo sobre comunicação clicando AQUI.

5. Compartilha objetivos

O conhecimento existe para ser compartilhado e não guardado. Com este padrão de pensamento o líder consegue expor a sua ideia de uma forma honesta e transparente ganhando cada vez mais admiradores e pessoas motivadas a fazer acontecer aquele determinado objetivo. Quando este objetivo não é comunicado, as atividades podem ficar desalinhadas uma vez que não está claro o propósito de determinada tarefa.

No próximo artigo você irá identificar em qual estágio de liderança você está.

Se este artigo fez sentido para você, compartilhe na sua mídia social. Talvez outras pessoas possam se beneficiar com este conhecimento. Seja um líder de atitude! As grandes atitudes começam por pequenos gestos.

 

Artigo anteriorA badalada Inteligência Artificial é mesmo tudo isso?
Próximo artigoQual o seu perfil de líder?
Engenheiro Agrícola que iniciou os estudos na Universidade Federal de Lavras e concluiu na Unicamp. O perfil curioso e proativo fez com que buscasse cada vez mais conhecimentos e vivências. Fez estágio em diferentes áreas: de pós-colheita a máquinas agrícolas. Atuou dois anos no mercado como Engenheiro nas áreas de planejamento agrícola e vendas, porém algo estava faltando para trazer a plenitude profissional. Foi a partir deste momento que buscou conhecimento por meio de cursos e formações na área de desenvolvimento humano como liderança, análise comportamental, PNL e Coaching. Atua hoje como Business & Leader Coach, auxiliando pessoas e empresas a transformar ideias em ações otimizadas e lucrativas. Colunista da equipe Inteliagro especializado em produtividade e relacionamento pessoal no meio rural.

Deixe uma resposta