Trigo produzido à 1000 metros

3
253

Trigo da altitude paranaense cultivada próxima ao Cânion Guartelá


A previsão da produção de trigo para o estado do Paraná é recorde, segundo a previsão da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná. A cultura é cultivada em praticamente todo o estado paranaense porque possui características climáticas favoráveis à cultura, embora existam cultivares adaptadas à outras regiões, e por isso é o maior estado produtor.

Dentro do estado paranaense, as maiores produtividades são alcançadas da região central ao sul,  compreendendo os municípios de Tibagi, Irati, Castro, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, União da Vitória e regiões circunvizinhas, possuem como característica a elevada altitude e consequentemente um clima ameno e úmido. Observe o mapa de zoneamento climático divulgado pelo Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR.

Sem título

Recentemente a equipe Inteliagro observou a produção de trigo do estado paranaense. Na região norte o trigo já está praticamente toda colhida e para a região de altitude, maior parte do trigo encontra-se em estágio de maturação, pois a cultura é plantada mais tardiamente. Observe a seguir o trigo cultivado no Município de Tibagi, nas proximidades do Cânion Guartelá com altitude aproximada de 1000 metros.

T1
Trigo cultivado em Tibagi – PR
T2
Trigo cultivado próximo ao Cânion Guartelá, Tibagi – PR

Espetáculo à parte, a paisagem local é exuberante, compreendendo a região da Floresta Ombrófila Mista mais conhecido como  Mata das Araucárias a região toda é tomada pela árvore símbolo do estado, Araucária ou Pinheiro-do-Paraná.

DSC_0123
Araucária – Araucaria angustifolia

 

Floresta Ombrofila Mista
Mata das Araucárias – Floresta Ombrófila Mista

A segunda parte também do trabalho é importante, não foi possível deixar de apreciar a paisagem do Cânion Guartelá, considerado o 6º maior cânion do mundo em extensão escavado pelo Rio Iapó, possui um desnível de 450 metros, observe:

DSC_0152
Cânion Guartelá – Rio Iapó
DSC_0188
Cânion Guartelá
DSC_0193
Afluente do Rio Iapó – Parque do Guartelá
DSC_0190
Cachoeira da Ponte de Pedra – Afluente do Rio Iapó
DSC_0189
Cânion – Parque Estadual do Guartelá

Muito bonito, não? Escreva-nos.

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta