Como aumentar a lucratividade na pecuária com a simples técnica de orçamentação forrageira?

0
547
Produtividade (t/ha) das pastagens

A orçamentação forrageira é a prática de gerar estimativas de massa de forragem ao longo do tempo. Ela é feita com base na previsão do acúmulo e desaparecimento da pastagem, podendo ser pela senescência da planta ou pelo consumo do animal. Se você souber utilizar com inteligência, pode aumentar sua lucratividade pelo aumento da eficiência do uso da pastagem e explorar ao máximo o potencial produtivo da sua propriedade.

Fazendo um paralelo da importância de se passar a olhar com mais cuidado as pastagens, imagine que você tem um capital disponível e está construindo uma casa. A primeira ação é fazer um orçamento para verificar o quanto posso gastar. Se ao longo da obra, os gastos ficam muito acima do orçamento, a dor de cabeça e o estresse é enorme.

Para o manejo de pastagens é a mesma coisa. A orçamentação forrageira é como se fosse o dinheiro disponível e o consumo pelos animais é a obra. Sabendo quanto de pastagem tenho e/ou terei à disposição, me permite saber o quantos de animais posso ter na minha fazenda em cada época do ano. Se tiver mais animais que o meu sistema permite, o ganho de peso será reduzido e a chance de acelerar a degradação das pastagens é grande. Se tiver menos animais do que o potencial produtivo da fazenda, se perde eficiência e lucratividade.

Além disso, há ainda outros benefícios da orçamentação nos sistemas de produção à pasto. Vou listar as principais em 3 níveis de decisão: estratégico, tático e operacional. Publiquei tudo isso lá no meu Linkedin, se quiser saber mais, clique aqui e continue lendo.

Se interessou pelo Pasto Sempre Verde? Corre lá no nosso site e receba maiores informações.

Deixe uma resposta