Conhece o galope do trator?

1
836

Sabia que um trator mau lastreado pode começar a galopar?

Conhecido também como Power Hop, o trator sem equilíbrio dinâmico pode produzir um efeito semelhante ao galope de um cavalo. Observe:

[kad_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=b15X8MiVdSI” ]

Entenda o porquê!

O trator como o próprio nome diz, tem a função de tracionar, assim como um cavalo em trabalho, o trator também possui, dentre inúmeras utilidades, a função de tracionar implementos como o arado, grade, subsolador, semeadora e entre outros.

Para que o mesmo tenha elevada capacidade de tração, são utilizados lastros que elevam a força de atrito entre pneu e solo. Lastro nada mais é do que peças metálicas adicionais colocados aos eixos do rodado tanto dianteiro como traseiro, elas podem ser líquidos (água) adicionada entre 40% a 75% do volume interno dos pneus.

As relações cinemáticas entre o eixo dianteiro e traseiro, distribuição de massa entre eixos, carga dinâmica do implemento tracionado e o coeficiente de atrito dinâmico entre rodado e solo são alguns dos fatores que influenciam no fenômeno Power Hop de um trator. Portanto se distribuição de peso do trator estiver incorreta, velocidade de avanço inadequada e pressão excessiva dos pneus são fatores que combinado ou não podem produzir o Power Hop do trator causando desconforto ao operador e diminuindo a vida útil do conjunto de transmissão.

Nos próximos posts mostraremos como ajustar o trator para diminuição dos efeitos do Power Hop.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta