Descubra a fórmula mágica da agricultura sustentável

0
349

sustentavel_inteliagro

 

Fique atento! Mostrarei aqui a seguir qual é a fórmula mágica da agricultura sustentável.

Não, não mostrarei! Não existe fórmula mágica ou receita de bolo quando trabalhamos com sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade é muito amplo e por conta disso não é correto adotar uma única metodologia que analise ou avalie a sustentabilidade de algum tipo de produção agrícola.

O conceito mais bem aceito nos diversos meios é que sustentabilidade é respeitar um modelo que contemple aspectos sociais, econômicos e ambientais que possa satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras.

Na agricultura isso significa que a exploração das áreas de cultivo devem ser feitas respeitando-se esses aspectos que citei acima. Muitas vezes isso parece longe da realidade da maioria dos agricultores, mas não é bem assim. Nos últimos anos diversas técnicas e metodologias foram adotadas para reduzir os impactos ambientais da agricultura. Somando isso com segurança econômica, eleva-se a possibilidade de  respeito social.

Um dos setores mais bombardeados por ser pouco sustentável é o de cana-de-açúcar. Realmente a história da cana no Brasil contou com escravidão, extrativismo, plantation entre outras atividades deploráveis, porém com a introdução das certificações e do endurecimento das legislações ambiental e trabalhista o setor teve de mudar e os números e casos de sucesso estão mostrando que realmente há uma grande melhoria. Longe de estarem onde podem chegar, mas avançando em um ritmo interessante.

Há quem diga que a produção orgânica é a única forma de produção agrícola sustentável possível. Produzir orgânicos garante respeito ao meio ambiente, mas com a baixa produtividade não traz segurança alimentar para as próximas gerações e apenas isso já é algo insustentável. Acredito que modelos de produção mistos sejam uma saída um pouco melhor.

Afinal, é impossível chegar a um resultado que seja indiscutível sobre o que é uma agricultura sustentável, mas existem diversas boas práticas somadas a respeito à legislação e responsabilidade social que podem fazer o agronegócio evoluir muito em aspectos de sustentabilidade em poucos anos.

E para você, o que é agricultura sustentável?

Deixe uma resposta