Poda da soja, você acredita? A sensação na internet!!!

0
695

Nova técnica criada pelos agricultores, no intuito de aumentar a produtividade da soja, causam polemicas entre os profissionais da área agrícola. Mas na poda da soja, você acredita? A sensação na internet!!!

Um novo tipo de trato cultural, implementado para cultura da soja é a sensação da internet e causam opiniões divergentes entre profissionais do setor agropecuário, estamos falando da poda na soja.

poda da soja

Na internet e principalmente nas redes sociais circulam, faz algum tempo, vários vídeos virais mostrando a prática da poda na cultura. A poda é realizada durante o período vegetativo da planta e o corte é realizado somente nas folhas das ponteiras das plantas com o intuito de quebrar a dominância apical aumentando o seu “engalhamento” produzindo mais grão por planta e consequentemente aumentando a produtividade que é o objetivo final obviamente.

Esse método é chamado de redutor de crescimento e acredita-se que com o menor porte a planta poderá produzir mais, e neste momento as opiniões são adversas.

  • Possibilidade de encurtamento de ciclo da planta:  a cultura pode diminuir o ciclo fisiológico em função do estresse sofrido causando algum tipo de perdas produtivas;
  • Perdas de massa foliar: são folhas que exerciam papel funcional na planta e se cortadas ocorrem naturalmente a diminuição dos elementos fotoassimilados;
  • Entrada de patógenos: os danos físicos favorecem ao ataque de fungos nas plantas.

Poderíamos citar outros vários exemplos mas com nem tudo na vida parece o que é, existe outro vídeo mostrando que os resultados foram positivos e que realmente tiveram aumento de produtividade, no entanto, não sabemos da veracidade do vídeo. Não podemos afirmar e nem desconsiderar que o método é eficaz, mas a verdade é que cabe ainda muito estudo cientifico sobre o método.

Para você acadêmico, daria uma belo trabalho cientifico!

 

Deixe uma resposta