Safra recorde de trigo no Paraná

0
326

Deral estima que a produção de trigo no estado atingirá 4 milhões de toneladas


asO Departamento de Economia Rural (Deral), entidade ligada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do estado do Paraná, projeta uma produção recorde para o estado. Segundo a ultima atualização do dia 16 de setembro, a colheita do trigo tem apenas 29 % de sua produção colhida.

A área plantada neste ano teve aumento de 35% em relação ao ano passado devido à elevação do preço do grão que chegou a atingir valores em torno de R$ 50,00 por saca de 60 kg. Este ano a cotação está menor em relação ao ano passado devido à maior oferta do produto no mercado, hoje a cotação do trigo atinge valores abaixo de R$ 30,00 na maior parte do estado do Paraná. Os produtores esperam que a produção compensem a queda dos preços.

Este ano as chuva foram melhores distribuídas durante o ciclo da cultura, poucas porém suficientes, que contribuiu para o aumento da produtividade da lavoura que combinado com maiores áreas de plantio, foi possível obter recorde de produção. A produtividade média da lavoura deste ano foi 33% maior em relação ao ano passado, saltando do 37 para 49 sacas por hectare como produtividade média para o estado.

Estive visitando a região de Norte do Paraná e o cenário é realmente otimista com produtores tendo produtividades recordes, atingindo rendimento de até 90 sacas por hectare. A combinação de boas cultivares com chuva no tempo certo e solo de alta produtividade tornaram possíveis a boa safra.

Veja a seguir a cultura de apresentou nos últimos 7 anos no estado do Paraná:

aaaaaObserve que a área de cultivo foi aumentada e a produtividade também foi elevada, este ano portanto a perspectiva de produção será muito acima da média.

Deixe uma resposta