O poder de “wow” de um mapa

0
60
Principais problemas na produção agrícola
Exemplo de mapa

É inacreditável, mas qualquer dado medíocre pode causar um “wow” ou “uau” quando colocado em um mapa.

Os mapas mexem com outros sentidos que não os habituais da assimilação humana. Sendo assim, tem muito mais chances de causar essa sensação que discutimos aqui nas pessoas.

A história mostra que mapas foram usados por séculos como elementos de dominação dos europeus. A Europa foi colocada no centro de um mapa com projeções que deixam suas dimensões supervalorizadas e isso fez com que por muito tempo ela fosse o centro do mundo politicamente.

Pessoalmente, uso mapas para tudo o que faço. Sinto que explicações de muitos minutos podem ser traduzidas em um simples mapa que conta toda a história.

Muitas informações que lidamos no dia a dia tem caráter geográfico e nem percebemos. No meio agrícola a maioria das informações são ligadas a talhões e esses estão em algum lugar. Sendo assim, eles podem estar em um mapa com a informação que estamos analisando.

Algo muito comum é buscar no ERP quais foram os talhões que mais gastaram com aplicações de defensivos. É então gerada uma tabela que mostra os valores. Mas e se fossem colocados em um mapa os gastos com os defensivos de todos os talhões? Com isso muitas vezes é possível descobrir tendências que podem revelar infestações que ainda não estavam sendo tratadas de acordo.

Mapas são ferramentas poderosas e você deveria criar mais “wow” na sua vida usando mapas!

 

Deixe uma resposta