Você conhece o Cropwat?

0
2373

irrigation-1

 

 

Um dos assuntos que eu pretendo tratar com maior frequência no Inteliagro é o manejo de culturas irrigadas e o impacto positivo associado às boas práticas. Uma das ferramentas úteis para o planejamento da irrigação é o CROPWAT , que é um software gratuito desenvolvido e mantido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

O CROPWAT  é baseado em duas importantes publicações técnicas da agência:  a nº 56,  Crop Evapotranspiration – Guidelines for computing crop water requirements e a nº 33, Yield response to water. Ele basicamente incorpora as informações e cálculos complexos destas publicações em uma interface gráfica amigável e fácil de manusear, tornando o planejamento da irrigação uma tarefa rápida e simples de realizar.

 

Com ele é possível:

  • Calcular a evapotranspiração de referência (Et0), as necessidades de água da cultura e a lâmina à ser aplicada;
  • Criar planos de irrigação em varias condições de manejo;
  • Avaliar os efeitos na produção da cultura pela chuva e seca e a eficiência de manejos de irrigação.

 

Como toda ferramenta de planejamento ele deve ser usado com cautela, já que o sistema trabalha com séries históricas de clima para calcular a Et0 e pode não representar cenários climáticos atípicos (como a seca que o sudeste tem enfrentado este ano), todavia já oferece um enorme salto na busca por um manejo otimizado de irrigação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui