5 fatos que a agricultura vai lembrar de 2014

0
285

O ano chegou ao fim e a agricultura tem muitas coisas boas e ruins para recordar de 2014. Separamos aqui cinco fatos importantes que imaginamos que serão lembrados por algum tempo. São eles:

1- Seca em São Paulo:

A seca que atingiu grande parte do sudeste foi responsável por um ano de muitos problemas para a população urbana mas também atingiu muito forte a agricultura. A cana-de-açúcar foi a cultura mais afetada por ser a que possui maior área plantada nesta região. A pior seca das últimas décadas com certeza ainda será lembrada por bastante tempo.

2- Preço da soja:

Depois de alguns anos com secas importantes nos EUA e na Europa, o último ano foi bastante bom para a produção de soja e isso fez com que com o aumento da oferta os preços despencassem e os produtores tivessem um grande susto durante a safra.

3- Questão indígena:

Mais uma vez a questão indígena foi colocada em jogo com a PEC-215 que transfere do executivo para o congresso a decisão sobre a demarcação de terras indígenas e desta forma a bancada ruralista poderia ser importante para que o processo tomasse um rumo menos democrático.

4- CAR:

Apesar de ser instituído pelo novo código florestal o CAR começou a tomar corpo durante este ano com o lançamento da plataforma para o cadastro dos produtores. O ano de 2014 foi chave para a implementação do cadastro.

5- Impasse logístico:

A soja do Brasil ser exportada maciçamente pelo porto de Paranaguá-PR faz com que muitos problemas ocorram por conta do gargalo logístico. Durante esse ano houve uma grande perda de alguns contratos de soja para a China por conta desse problema de demora para o escoamento da mesma.

A InteliAgro torce para que a colheita em 2015 seja bem mais farta e com muita tecnologia! Desejamos um ótimo 2015 a todos.

Deixe uma resposta