Cuidados com o óleo hidráulico – Máquina de flushing

1
170

Atualmente, a utilização do sistema hidráulico em máquinas e equipamentos agrícolas é cada vez mais comum, sua utilização é amplamente realizada em atuadores hidráulicos para a movimentação e ou elevação de cargas baseado no principio de Pascal para fluido Newtonianos, além de serem importantes no processo de lubrificação e arrefecimento do sistema. Nas ultimas décadas com o advento de máquinas agrícolas automotrizes, o sistema hidráulico tem sido utilizado também em sistemas de transmissão hidrostática com a aplicação de motores hidráulicos. Hoje em dia, máquinas como colhedoras de grão, colhedoras de cana-de-açúcar e pulverizadores autopropelidos por exemplo constituem na sua maior parte de sistemas hidráulicos e elétricos e em menor parte porém não menos importante de sistemas mecânicos e pneumáticos.

A limpeza do fluido hidráulico, portanto, é de grande importância. As impurezas, sejam de natureza sólida ou líquida, danificam o sistema causando perdas de eficiência de seus componentes. Embora todo o sistema seja composto de vários filtros, sua contaminação ao longo da jornada de trabalho é quase inevitável, ainda mais se tratando de operações agrícolas.

Uma das alternativas muito utilizado é a máquina de flushing. Ela é um equipamento que realiza a filtragem do óleo hidráulico, pode-se afirmar que é um tipo de filtro externo composta basicamente de um conjunto de mangueiras, filtros e um conjunto motobomba que constitui basicamente de um motor elétrico e uma bomba de engrenagem.

Quando a máquina de flushing é utilizada?

A utilização da máquina de flushing é recomendada  para o abastecimento de óleo hidráulico de transmissão, o óleo que normalmente é comprado em tambores metálicos de 200 litros podem conter impurezas provenientes das pancada que o tambor recebe durante o transporte desprendendo parte metálicas de sua parte interna.

Outro tipo de utilização recomendada é mediante a uma análise de partículas do óleo hidráulico, quando a análise apresentar com resultado um óleo com grau de impureza fora do especificado para trabalho do mecanismo da máquina em questão. Dependendo do caso ela ainda pode ser aplicada de forma periódica como uma forma de filtragem extra para garantir o bom funcionamento de todo o circuito,

A máquina de flushing pode ser comparada a um processo de hemodiálise na qual o sangue é filtrado através de um aparelho retirando suas impurezas. Óleos hidráulicos livres de impurezas garantem maior vida útil dos componentes da máquina e melhoram o rendimento do mesmo.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta