Entenda o que é área de refúgio e porque deve ser feita no milho Bt

1
464

bt-corn

Primeiro, precisamos entender o que é o Bt. Bt significa Bacillus Thuringiensis, uma bactéria que produz uma proteína com propriedades inseticidas. Este evento é isolado em uma planta que acaba adquirindo a propriedade e controlando certos tipos de lagartas sem a necessidade de inseticidas.

Segundo,  precisamos entender a seleção natural. este evento pode ser observado em diversas situações do nosso cotidiano. Por exemplo, é possível encontrar no mercado inseticidas domésticos com um preço um pouco mais elevado que prometem ,por exemplo, realizar o controle de baratas. Será que só esta fórmula funciona contra as baratas? Mas como é que controlavam esta praga antes de desenvolvê-la? Será que este inseto está criando alguma forma de resistência contra as formulações mais antigas?

Biotecnologia-Refugio-Milho-Bt-Convencional

Este evento se repete no meio rural. Hoje, as grandes desenvolvedoras de defensivos e sementes gastam milhões para promover a conscientização de seus clientes quanto ao uso indiscriminado de seus produtos. As ausência boas práticas rurais não afetam apenas o usuário do produto mas também o ambiente ao seu redor, podendo causar um grande transtorno nas fazendas vizinhas.

No manejo de ervas daninhas, por exemplo, temos o caso do glifosato. Herbicida de amplo espectro que controla a maioria das plantas invasoras. Devido ao grande uso do produto indiscriminadamente, sem a mistura de outros ativos complementares, nasceu uma geração de daninhas resistentes ao ativo. Com isto, hoje temos a necessidade de utilizar junto no tanque de aplicação outros produtos mais específicos que acabam por aumentar o custo da lavoura.

Voltando ao assunto da área de refúgio, podemos observar a mesma movimentação no milho quanto ao controle de lagartas feitas pela tecnologia Bt. Hoje existe uma movimentação à criação dela por parte das autoridades. Mas o que exatamente seria esta área de refúgio? Porque ela é tão essencial para manutenção desta tecnologia? Porque as grandes empresas provém grandes descontos nos milhos convencionais que serão utilizados nestas áreas?

A área de refúgio é uma pequena parte da lavoura em que não se planta milho bt. A presença dela, viabiliza o desenvolvimento de lagartas não resistentes à proteína Bacillus thuringiensis que por consequência propiciariam o cruzamento entre “lagartas resistentes vs lagartas não resistentes”, gerando descendentes susceptíveis à transgenia. Sem a área de refúgio, teríamos apenas o cruzamento entre lagartas resistentes, o que geraria uma próxima geração com 100% pragas resistentes ao Bt. Estas lagartas se proliferariam e iriam para as terras vizinhas, gerando um prejuízo não só para quem não faz este controle. Isto anteciparia o fim da aplicabilidade da tecnologia Bt e a tornaria obsoleta. Gerando à necessidade de aplicar inseticidas mais caros e que elevariam o preço da lavoura de milho.

A área de refúgio não é só uma preocupação das empresas de semente, que terão que investir mais e mais em novas tecnologias que virão para suprir as antigas. Ela é uma preocupação que visa a preservação do meio ambiente e do equilíbrio ambiental. Faça sua parte e mantenha a área de refúgio em sua propriedade!

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta