Três itens indispensáveis para fazer o CAR

1
131

car_inteliagro

Algo que ainda gera muita dúvida entre os produtores rurais é o que é necessário para fazer o CAR. É para ser algo bem simples que em poucos passos esteja finalizado. Mas infelizmente não é bem assim.

A realidade é que o MMA partiu do pressuposto que interpretar imagens de satélite seja algo usual para todos os proprietários rurais. Esse conceito surgiu ao identificar-se que com o advento do Google Earth fosse possível para qualquer pessoa identificar áreas e locais.

Para o meio urbano esse conceito é válido, uma vez que os alvos são casas, praças, prédios, monumentos, etc. Já para o meio rural é um pouco complicado, uma vez que vistas de cima todas as culturas são verdes. Isso faz com que o processo de mapeamento das áreas no CAR muitas vezes precise ser feito por especialistas.

Mas enfim, quais são os 3 itens indispensáveis para que possa ser feito um CAR? Veja:

1 – Limites Georreferenciados:

O INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) é o órgão responsável pela certificação de imóveis rurais. Essa certificação tem o intuito de criar uma base única e georreferenciada de todas as propriedades rurais do Brasil.

Por conta disso, existe uma base que mesmo que incompleta será a oficial de limites de propriedades. No CAR é necessário inserir os limites da propriedade e se não forem utilizados os mesmos limites cadastrados no INCRA, no futuro quando as duas bases forem cruzadas haverá divergência e os proprietários serão obrigados a corrigir esta falha.

Para não ser necessário fazer nenhum re-trabalho, indica-se fortemente que tenha-se os limites georreferenciados para que esses sejam inseridos no CAR da mesma maneira que foram cadastrados no INCRA.

 2 – Mapa de Uso:

Como mencionei no começo do texto, para fazer todas as etapas do Cadastro é necessário ter uma familiaridade com imagens de satélite e interpretação das mesmas. Essa familiaridade é necessária para criar o mapa de uso da propriedade. Esse mapa de uso é a separação em classes bem definidas do que existe dentro da porteira.

Esse procedimento é extremamente importante para verificar se existe a quantidade suficiente de reserva (RL), APP e como estão distribuídas as culturas plantadas.

As imagens disponibilizadas pelo MMA para o CAR são imagens RapidEye e elas possuem resolução de 5m. Para que o trabalho seja realmente bem executado indico que sejam utilizadas resoluções melhores que essa, ou seja, menos de 5m. Existem diversos satélites que podem oferecer essa precisão.

O mapa de uso feito externamente é facilmente importado para dentro do CAR assim como os limites da propriedade.

3 – Documentos e registros:

É muito importante que os documentos pessoais de todos os proprietários, os documentos jurídicos da propriedade, todas as matrículas, certidões e registros estejam separados e acessíveis.

Não serão necessários todos os documentos, mas se algum estiver faltando, com os demais será mais fácil de recuperar esse indisponível. Os proprietários não precisam temer porque o CAR não tem nenhuma ligação com a receita federal. Os dados são utilizados para provar que a propriedade está ou não em acordo com a legislação ambiental, então qualquer problema fiscal pode ser resolvido depois do CAR estar pronto e submetido.

Acreditamos que é extremamente importante que todos os proprietários rurais façam o Cadastro até a data limite. Para colaborar com isso a InteliAgro está disponibilizando consultores com muita experiência que vão auxiliar o produtor nesse processo todo de cadastro a preços que encaixam na realidade de qualquer propriedade. Clique aqui e confira! 

 

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta