Veja como surgiu o plantio direto!

2
217

No-tillage farming – Saiba a origem do Sistema de Plantio Direto?


8055603454_ac4442a4fd_k

Podemos dizer que o sistema de plantio direto já era utilizado desde os tempos mais antigos pelo homem quando se utilizavam de ferramentas para fazer buracos ao solo e depositando as sementes sem realizar o preparo de solo em toda a área. Podemos citar neste momento duas civilizações antigas que cultivavam desta forma, são os egípcios que praticavam a agricultura nas proximidades do rio Nilo e os Incas que produziam seus alimentos em áreas vulcânicas de solos férteis na região dos Andes. Na agricultura mecanizada moderna, o cultivo em sistema de plantio direto foi tentado há muito tempo, porém somente com o advento de herbicidas modernos é que a técnica tornou-se viável.

O maior gargalo na agricultura moderna até então era o controle de ervas daninhas, sendo que ainda não existiam produtos químicos conhecidos atualmente como os Herbicidas. Foi no final de 1940 durante a Segunda Guerra Mundial com a introdução dos reguladores de crescimento (herbicida 2,4 D) e mais tarde utilizado na Guerra do Vietnã como Agente Laranja que possibilitou os avanços do sistema de plantio direto.

No sistema de plantio convencional o controle das plantas daninhas é realizado mecanicamente através do revolvimento do solo com grades e arados que revolvem o solo e matam as plantas daninhas, o arado mais conhecido e mais antigo é o arado de Aiveca.

4869945010_75a396352b_o

A invenção de um produto químico conhecido como Paraquat em 1955 e comercializado em 1961 possibilitou um grande avanço para o desenvolvimento das técnicas de plantio direto no Reino Unido, Estados Unidos e entre outros países. Segundo estudiosos, os primeiros ensaios com a tecnologia foi realizado em fazendas de Harry e Lawrence, agricultores de Herndon, cidade do estado de Kentucky, EUA.

Primeiros ensaios do plantio direto na América Latina foram iniciadas em abril de 1971 no Instituto de Pesquisas Agropecuárias Meridional (mais tarde EMBRAPA), em Londrina, Paraná. Neste projeto foram criados experimentos na fazenda de Herbert Bartz, agricultor brasileiro, localizado no município de Rolândia, Paraná. Considerando os resultados alcançados com o sistema, Herbert Bartz visitou o Reino Unido e os EUA. Realizou pesquisas sobre os avanços da técnica, visitou Fernhurst e Harry Young em Kentucky para mais informações, comprou uma semeadora de plantio direto em cada país e começou a semear soja sob o sistema de plantio direto em outubro de 1972. Herbert Bartz se tornou o precursor do plantio direto no Brasil e na América Latina.

5184944031_448efe0792_bO início do plantio direto no Brasil não foi fácil uma vez que as primeiras máquinas construídas no Brasil utilizavam um sistema de enxada rotativa para abertura de sulco e controle da planta daninha que não emplacou de forma satisfatória e ainda que os únicos herbicidas disponíveis na época eram o 2,4-D e Paraquat. A capina manual salvou muitas culturas do fracasso nesta fase. Atualmente a plantio direto é um sistema consolidado e trás inúmeros benefícios produtivos e ambientais. Mais recentemente com o advento dos transgênicos RR ( Round Up Ready) o sistema ganhou mais força por facilitar o controle de plantas daninhas com herbicidas à base de Glifosato.

Assim como em qualquer atividade, o plantio direto teve muita dificuldade para emplacar no Brasil mas com muita insistência dos nosso heróis agricultores o sistema está consolidado e não é por acaso que o Brasil tem uma das agriculturas mais forte e mais avançadas do mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom Dia, quanto ao plantio direto não podemos esquecer da colaboração dos holandeses de Carambeí, e Do Nono Pereira ( Manoel Henrique Pereira) um grande difusor do plantio direto em Ponta Grossa-PR.

    • O senhor Nono Pereira era natural de Palmeira Pr e não de Ponta Grossa, Nono Pereira nasceu e cresceu na pequena cidade bem próxima à Ponta Grossa.

Deixe uma resposta