5 maneiras de economizar água na agricultura

0
524

Agricultor instalando sistema de gotejamento.

 

Não é a primeira vez que falamos da importância de se economizar água na agricultura, mas com a persistência do clima em não entregar a chuva como ele costumava fazer antigamente, aqui vão 5 dicas de como economizar água na agricultura:

1º- Planejamento: Colocar tudo no papel antes de executar é sempre mais barato do que remediar. Isto é uma verdade para qualquer atividade que você for desempenhar no campo, por isso faça um levantamento e o planejamento das suas atividades em campo, pois eu tenho certeza que você vai encontrar algo que possa ser melhorado.

2º – Use o plantio direto: Pode parecer estranho, mas ainda não é difícil encontrar propriedades fazendo uso do plantio convencional. O plantio direto garante uma melhor infiltração da água no solo e dificulta a evaporação da mesma, permitindo que a lavoura conte com mais água por muito mais tempo.

3º – Manejo otimizado da irrigação: Esta dica é mais uma filha do planejamento, mas como estamos falando de economizar água, talvez já esteja na hora de você coloca-lo em prática. Se você não faz ideia do que estou falando, veja nosso artigo sobre o assunto.

4º – Gotejamento: Caso a tua lavoura permitir, a  técnica que utiliza gotejamento ao invés de irrigação com fluxo constante pode economizar até 50% da água e ter o mesmo resultado.

5º- Variedades mais resistentes: Escolher uma variedade menos exigente pode ser uma ótima alternativa para se economizar água, principalmente quando o que está em risco  é a própria viabilidade da lavoura. Em casos extremos será preciso estudar até a troca da lavoura a ser plantada, já que a tendência de chuvas abaixo da média, aparentemente, vai durar mais alguns anos.

Deixe uma resposta