Como foi a evolução da agricultura de precisão em pulverização?

2
541

DSC_0105O sistema de pulverização tratorizado começou com a necessidade de se controlar pragas e doenças a medida em  que áreas de cultivo se tornaram cada vez maiores bem como com a intensidade com que tais pragas causavam prejuízos ao produtor. Uma das partes mais difíceis na pulverização em seus primórdios foi quanto à qualidade e precisão na aplicação.

A dificuldade na pulverização por barra é saber onde já foi aplicado, a olho nu é quase impossível perceber a faixa de aplicação causando remonta ou faixas não aplicadas, atualmente os pulverizadores mais modernos norteados por sistemas georreferenciados, mas como ocorreu a evolução dos métodos de pulverização?

1 – Inicialmente os agricultores tinham suas demarcações para pulverização através da contagem do número de ruas, dependendo da largura da barra e do espaçamento da cultura o operador saberia o número de ruas para realizar a nova pulverização.

2 – Marcação por bandeiras, semelhante ao sistema de aplicação aérea, as bandeiras ou estacas são colocadas no início e ao final da rua para a demarcação da faixa de pulverização, balizado pelas bandeiras o operador trabalha com pulverização em linha reta.

3 – Marcação no solo, este tipo de marcação é realizada por 2 tratores e uma cabo de aço, o cabo de aço com o comprimento igual à largura da barra é acoplada à parte traseira do primeiro trator com a parte dianteira do segundo trator e este possui um escarificador que faz os riscos no solo, o primeiro trator percorre a linha já demarcada e com o cabo de aço esticado pelo segundo as marcações são feitas em paralelo.

4 – Barra de luz, com sistema georreferenciado dotado de satélites, antenas e receptores a barra de luz funciona com um guia que indica o traçado pela qual o operador deve percorrer.

5 – Piloto automático, este é uma evolução da barra de luz, porém já não é mais o operador quem segue a barra de luz, existe um controle eletro hidráulico que faz esta função, o operador realiza as manobras na saída e entrada do talhão o restante fica por conta da eletrônica.

DSC_0008 Na aplicação com sistema georreferenciado o sistema faz a leitura dos locais já aplicados e quando a pulverizador entra em uma região já aplicada o controlador fecha a aplicação automaticamente garantindo alta precisão na aplicação com baixo índice de remonta e faixas não aplicadas, em termos de agricultura a tecnologia de aplicação é uma das operações com elevado nível tecnológico. Gostaria de mais detalhes? Entre em contato.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noitee, tudo bem estou preparando um tcc em segurança do trabalho. Gostaria de algumas indicações e ajuda. Para aprofundar mais no assunto. Tema específico é Evolução do Pulverizador; desde quando foi descoberto, aos dias atuais. Aguardo a resposta se possível. Obrigado!! Tenha ótima noite

    • ei, tô fazendo um trabalho com o tema semelhante. Você poderia entrar em contato comigo p eu falar sobre, pfvr? acredito que vc já tenha até apresentado-o. (18991829717)

Deixe uma resposta