É Possível Monitorar Plantas em Tempo Real?

0
58
monitor

monitor

Em um mundo cada vez mais conectado, com cada passo seu sendo monitorado, será que também é possível monitorar plantas em tempo real nas lavouras?

Uma simples questão porém com diversas temáticas envolvidas. O monitoramento de plantas é algo que mostra-se essencial para uma agricultura de precisão completa. Saber quais as condições do solo e do clima, dos fluxos gasosos e térmicos e  por fim a resposta das mesmas ao ambiente fará com que o agricultor possa antever qualquer distúrbio e agir diretamente para combater o mesmo. O único problema é: será que é possível fazer isso? Existem sensores que deixem essa operação viável? Existe conexão capaz de captar essas informações em tempo real? É relevante ter informações de todas as plantas?

De fato os questionamentos são relevantes. A agricultura evolui muito rápido mas algumas partes do sistema todo demoram um pouco mais para evoluir. Existem de fato sensores de baixo custo que já são comerciais ou que podem tornar-se comerciais rapidamente. Existe tecnologia de redes mesh que podem resolver o problema da conectividade, mas quando for colocado na balança o que de fato será extraído disso para monetizar o produtor ainda não é bem certo. Algumas propriedades que estão focadas em ter alta tecnologia trabalhando em pról dos resultados facilmente conseguiriam colocar um sistema de monitoramento de plantas e ter retorno financeiro no curto prazo. Afinal todos ali trabalham com tecnologias para aumentar a lucratividade. Quando isso ainda não está implementado e a propriedade está apenas focada em produzir, esse sistema seria apenas algo atrapalhando a produção.

Monitorar plantas em tempo real é de fato possível, é necessário, é lucrativo mas apenas esses sistema não trará benefício se não tiver concordância com os demais sistemas da fazenda.

Passados esses problemas de instalação do sistema, os benefícios são bem grandes. O manejo de sistemas de irrigação, a predição de doenças, o manejo de defensivos, a identificação do ponto ótimo para a colheita, entre outros. Cada uma dessas operações otimizadas em uma propriedade de médio porte pode garantir milhares ou milhões de reais a mais no bolso do produtor ao final da safra.

É possível monitorar plantas em tempo real? Sim!
É necessário? Depende de como a sua produção está hoje.

É lucrativo? Extremamente!

 

Pense nesses pontos positivos e negativos e veja se está na hora certa de você aderir ao monitoramento e a Fazenda 4.0.

 

Deixe uma resposta