Hidroponia – Vantagens e Desvantagens

1
1761

SAM_4083 - Cópia

No meu primeiro post no Inteliagro – Hidroponia: afinal o que é isso? – foi discutido as características do sistema hidropônico, assim como a sua definição.

Nesse post irei citar algumas vantagens e desvantagens do sistema, com uma pequena descrição em seguida. Qualquer duvida a respeito das mesmas, entre em contato !

Melhor ergonomia: O trabalhador trabalha na posição ereta, realizando o manejo da cultura sobre a bancada, ao contrario do sistema convencional que o mesmo trabalhador trabalha curvado sobre o solo. Isso torna o trabalho mais leve, melhora a eficiência e reduz a mão de obra.

– Menor infestação de pragas e fungos: Os patógenos estão localizados no próprio solo e ao fazermos o cultivo sem o solo, diminuímos
muito a contaminação. As bancadas ergonômicas permitem a visualização das infestações com mais facilidade.

Fornecimento ao cliente garantido: Por se tratar de um sistema protegido, a produção hidropônica não sofre com as intempéries fortes, que  estragam os cultivos de solo, trazendo prejuízos por destruir as colheitas.

– Maior tempo de prateleira: Quando o produtor colhe no solo tem que matar a planta cortando a sua raiz para colher. Neste instante inicia-
se a sua degradação. O produto hidropônico é colhido com sua raiz e a planta vai viva para a comercialização. Isto dá 5 dias de prateleira contra 2 do produto colhido na terra.

Maior produtividade: A alimentação balanceada faz com que a planta diminua o seu ciclo de crescimento em relação ao cultivo tradicional. O produtor hidropônico pode colher de 2 a 3 safras a mais por ano. O uso de berçário com otimização do espaço permite produzir cerca de 30% a mais no mesmo espaço que o cultivo no solo.

– Independência do solo: Não há preocupação com a rotação de culturas e há eliminação de operações como aração, gradeamento, coveamento, capina. O solo não fica “cansado” nem empobrecido pois não é utilizado.

Retorno rápido do investimento e menor custo de operação. O custo de cultivo é geralmente menor no sistema hidropônico pelas vantagens já apresentadas e com um produto de melhor qualidade o preço pode ter um diferencial também. Com um custo menor de operação a amortização do equipamento se dará de forma mais rápida, permitindo um reinvestimento e crescimento mais rápido também.

Investimento elevado: O sistema preconiza a utilização de um cultivo protegido, através da utilização de estufas, fazendo com que o custo inicial da produção seja maior do que o do sistema convencional. Alem da estufa é importante verificar que a “parte interna” do projeto, que corresponde nas bancadas hidropônicas e o sistema hidráulico, geram um gasto equiparável a própria estrutura da estufa.

Necessidade de mão-de-obra qualificada: Apesar da hidroponia exigir uma menor mão-de-obra, é necessário uma mão de obra qualificada, que entendam o sistema como um todo e suas peculiaridades (medição do pH e Condutividade, formulação da solução nutritiva, entre outros).

Caro leitor, o senhor concorda ou discorda das vantagens e desvantagens citadas ? Escreva para mim.

Obs: uma vantagem  foi omitida, pois estará no próximo post, até la.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta