Será que você sabe o que é cana-energia?

0
201

cana-energia

Se você veio até esse post imagino que queira descobrir o que é cana-energia.

Pois bem… Ela é o assunto do momento no setor sucroenergético. A cana-energia é o ressurgimento de ancestrais da cana-de-açúcar. Com o passar dos anos e graças ao melhoramento genético, a cana foi desenvolvida para ter mais açúcar e menos fibra. A cana-energia tenta maximizar a quantidade de fibra e açúcar ao mesmo tempo.

Resumindo: cana-energia é o nome dado a novas variedades de cana que trazem muito das características ancestrais e alguma coisa das variedades mais modernas. Suas principais características é uma maior quantidade de fibra (<18%), rusticidade, rebrotação na soca e nova reprodução, raízes mais fortes e melhor resistência ao déficit hídrico.

A cana-energia é uma alternativa para áreas em que o plantio da cana convencional tem se tornado bastante desafiador com o advento da mecanização. Regiões de solos pobres e com um clima instável fazem com que a necessidade por biomassa seja maior do que o bagaço da cana pode trazer. Seja para energia elétrica e térmica ou para etanol 2G. Nessas regiões, a cana-energia é muito bem vinda e poderá trazer grandes benefícios.

Ela tem sido utilizada de formas diferentes. Alguns grupos, processam a cana-energia no processo de moagem tradicional e utilizam o caldo para produção de etanol. Outros grupos estão colhendo, secando a planta ao sol e queimando nas caldeiras. Ainda não existe um conceito de qual a melhor forma de processar a cana-energia.

Outro ponto chave a se considerar é a produção. As máquinas agrícolas atuais precisam ser adaptadas para plantio, preparo e colheita dessa nova linhagem.

Diversas empresas como a VIGNIS e GRANBIO tem criado variedades e trabalhado com essa planta.

(Fonte: GRANBIO)

A grande certeza que embora seja uma tecnologia que já existe há anos, agora ela veio para ficar devido às necessidades já explicadas nesse texto. Portanto, muitos grupos vão precisar de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento nessa área, o que traz uma imensidão de oportunidades.

Deixe uma resposta