Qual a diferença entre imagens de satélite de monitoramento e imagens do Google Earth?

1
800

Imagem      Imagem

Ambas as figuras acima são imagens de satélite de uma região com cana no município de Campinas, a diferença entre as duas está na sua resolução espacial de cada satélite.

A imagem da esquerda é uma imagem obtida através do catálogo do Google Earth e é do sensor Worldview-2 e a unidade mínima da imagem (chamada de pixel) é de 0,46cm. Já a imagem da direita é do sensor MODIS da NASA e possui um pixel de 250m.

A diferença pode parecer gritante e realmente é. O fato é que cada uma delas tem uma aplicação diferente: quando lidamos com grandes áreas agrícolas, perder  a produção em até 10 hectares pode ser aceitável uma vez que o universo é de milhares de hectares. Já quando queremos delimitar uma fazenda ou observar culturas que são plantadas em pequena escala a perda de qualquer planta gera um grande prejuízo.

O uso de imagens MODIS que são distribuídas gratuitamente pela NASA e de imagens de alta resolução como as do WorldView-2 que custam alguns milhares de dólares, requerem profissionais experientes que conheçam todas as particularidades de cada uma das culturas e dos satélites, desta forma um bom profissional saberá indicar qual é a melhor opção para cada caso.

Se quiser saber mais sobre o assunto nos escreva!

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta