Veja como calcular o ROI de sua empresa agrícola

0
140
Businessman touching ROI (return on investment) over skyline background

 

O termo ROI (Return on Investiment) é a taxa que mensura o rendimento e resultados de ações de marketing em relação ao investimento.Empreendedores sempre trabalham focando o número do ROI pois este valor que irá o quanto seu investimento foi viável ou não.

Quanto maior esta taxa de conversão, maior será o êxito sobre a ação.

Para se chegar numa métrica ROI eficiente é fundamental que a empresa entenda o que isso significa para ela e como afeta seus objetivos. Traçar metas realistas e monitorá-las constantemente é importante, já que a taxa de retorno pode variar significativamente em pequenos períodos, em especial durante ações promocionais ou datas específicas.

 

Base de cálculo:

ROI = (Ganho Obtido – Quantia Gasta com o Investimento) / Quantia Gasta com o Investimento

ROI (%) = Ganho Obtido / Quantia Gasta com o Investimento x 100 %

 

Para uma análise mais expandida, tem-se:

ROI = Lucro Operacional / Investimento Líquido
ROI = (Lucro Operacional / Investimento Líquido) x (Vendas/Vendas)
ROI = (Lucro Operacional / Vendas) x (Vendas/Investimento Líquido) 
ROI = Margem Operacional x Giro do Ativo

 

Artigo anteriorComo é o termo “engenheiro agrônomo” em inglês?
Próximo artigoCana tem flor?
Engenheiro Agrícola que iniciou os estudos na Universidade Federal de Lavras e concluiu na Unicamp. O perfil curioso e proativo fez com que buscasse cada vez mais conhecimentos e vivências. Fez estágio em diferentes áreas: de pós-colheita a máquinas agrícolas. Atuou dois anos no mercado como Engenheiro nas áreas de planejamento agrícola e vendas, porém algo estava faltando para trazer a plenitude profissional. Foi a partir deste momento que buscou conhecimento por meio de cursos e formações na área de desenvolvimento humano como liderança, análise comportamental, PNL e Coaching. Atua hoje como Business & Leader Coach, auxiliando pessoas e empresas a transformar ideias em ações otimizadas e lucrativas. Colunista da equipe Inteliagro especializado em produtividade e relacionamento pessoal no meio rural.

Deixe uma resposta