Porque soa tão amador falar “Foto de Satélite”

2
289

Câmera

Durante esses anos que trabalho com sensoriamento remoto, por muitas vezes ouvi a expressão “fotos de satélite” e confesso que soa tão mal aos ouvidos de um especialista que quem falou isso passa a ser visto como um amador.

Na verdade, para leigos, a expressão não é tão absurda assim. Ao olhar para imagens de alta resolução do Google Earth, elas realmente parecem fotografias aéreas, porém satélites possuem sensores e não câmeras, os sensores não possuem foco ou obturador, possuem características projetadas por anos para atender a uma certa gama de alvos determinados pela missão que fazem parte.

Desta maneira, falar imagens de satélite soa melhor e é mais correto do que fotos de satélite. Assim como fotos aéreas podem ser usadas e soam melhor que imagens aéreas!

Agora você sabe quando usar a palavra foto e a palavra imagem?

2 COMENTÁRIOS

  1. Prezado Daniel,
    Talvez o termo imagem de satelite possa soar melhor aos ouvidos para quem trabalha com SR, mas dizer que um satelite possui sensores e nao cameras soa tao mal quanto.

    1 – Cameras sao dispositivos dotados de sensores que captam a intensidade luminosa do ambiente e os transforma em sinais (no caso de cameras digitais o CCD ou CMOS converte em sinal eletrico e depois em digital, em cameras analogicas em fotons que irao alterar a estrutura quimica do filme). Satelites possuem os mesmos sensores que cameras digitais, a diferenca esta na resolucao, largura de banda e comprimento de onda, que como disse sao definidos conforme a missao de uso do satelite.

    2- Imagem consiste na projecao de algo, quando se trata de paisagem, objeto ou algo que seja descrito pelo uso de sensores como os citados acima, podem sim serem chamadas de foto, pois a propria definicao da palavra fotografia demonstra que ela nada mais e que uma imagem obtida por meio da exposicao luminosa (fotons) a qual foi fixada sobre alguma estrutura sensivel.

    • Wesley, este post é uma opinião pessoal que tenta sintetizar tudo o que existe de informações a respeito desse tema. Alguns autores abordam a temática dizendo que fotos são captadas e não tratadas, por isso o termo imagem deve ser usado. Meu grande desafio aqui é usar uma linguagem pouco técnica para conseguir chegar a um público que não conhece isso a fundo e desta forma alguns termos podem parecer distorcidos. Agradeço pelo pontp de vista!

Deixe uma resposta