Álcool ou gasolina?

0
414

etanol_ou_gasolina

Todo mundo que tem um automóvel de passeio ouve isso semanalmente no posto. Álcool ou gasolina? Como escolho? Qual está mais barato? Qual faz meu carro ter maior autonomia?

Várias questões passam pela nossa mente na hora de abastecer e que precisamos fazer essa escolha. Existem várias maneiras de analisar qual é o mais vantajoso, vou tentar mostrar algumas delas e obviamente tentar convencê-lo de usar álcool ou etanol como dizemos hoje em dia!

O padrão que a mídia resolver impor é o cálculo do 70% do valor da gasolina para o etanol. Isso é algo um pouco difícil de aceitar porque tudo depende da eficiência de cada motor e não apenas do poder calorífico de cada combustível. Um exemplo de que esse cálculo é grosseiro é você abastecer seu carro com gasolina e testar o consumo do tanque e depois repetir com etanol. Coloque as distâncias em valor monetário e compare. Duvido que consiga esse resultado de 70% ao comparar os valores.

Mas além do benefício financeiro, porque eu prefiro usar etanol à gasolina?

Os motivos são muitos, vou listar alguns:

  • O etanol ajuda a limpar o sistema de alimentação de combustível do veículo;
  • Para cada 1MJ de energia fóssil usada é possível produzir até 8MJ de etanol;
  • O etanol consegue mitigar os gases do efeito estufa (uma vez que a cana usa CO2 para a fotossíntese – falarei mais disso em breve);
  • A geração de empregos na cadeia é muito maior do que na de combustíveis fósseis.
  • Entre outros.

Esses motivos me fazem pensam em usar o etanol sempre que chego ao posto, mesmo que ele não esteja com valor agradável aos nossos bolsos.

E você, prefere o que?

Deixe uma resposta