Hidroponia: Afinal, o que é isso ?

2
350

Hidroponia

 

Atualmente é muito comum encontrar produtos hidropônicos nos mercados, feiras e varejões, especialmente as folhosas, como alface, rúcula e temperos de uma forma geral.  Você deve conhecer pessoas que apenas consomem produtos hidropônicos, alegando serem de melhor aparência, sabor e textura. Mas afinal, o que é produto hidropônico ? Ou melhor, o que seria Hidroponia ?

Hidroponia origina-se da das palavras gregas hydro (água) e ponos (trabalho), ou seja, trabalho na água. Apesar de ser uma técnica muito antiga, o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez pelo Dr. W. F. Gerke, em 1930, tido como “pai da hidroponia”.

Mas afinal, como funciona ?

A hidroponia é uma técnica na qual o cultivo das plantas é realizado sem o uso do solo, utilizando-se um substrato neutro para “sustentar” a mesma, ou suspensas diretamente em meio liquido. Todo o nutriente que a planta precisa para o seu crescimento é fornecido através da solução nutritiva (água + nutrientes).

Existem diversos processos hidropônicos como floating , aeroponia, NFT entre outros. Comercialmente o mais utilizado é o sistema NFT (Nutrient Film Technique), no qual as plantas são sustentadas pelo próprio perfil (tubos), e há a passagem de um fluxo laminar de solução nutritiva dentro desse perfil e em contato direto com a raízes. Essa solução retorna para o reservatório e será bombeada novamente para os perfis.

IMPORTANTE ENTENDER !!

Toda a nutrição da planta é realizada através da solução nutritiva e o substrato dessa técnica é neutro, dessa forma, outros sistemas que utilizam a solução nutritiva como forma complementar (ex: ferti-irrigação), ou que utilizam substratos que não são neutros (ex: húmus), não são sistemas hidropônicos.

Bom, agora que sabemos sobre essa técnica, podemos entender mais sobre as suas vantagens e desvantagens, mas isso fica para o próximo post.

Até la.

 

 

 

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta